quinta-feira, 12 de março de 2009

Greve na educação é tema de audiência pública na CMN

A comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal do Natal promoveu na manhã dessa quinta-feira (12) uma audiência pública, proposta pelo vereador Luís Carlos (PMDB), para discutir a greve na educação.
Os educadores reivindicam a reposição de 34% referente as perdas salariais dos últimos 13 anos; inclusão dos educadores infantis no plano de cargos carreiras e salários dos profissionais da educação, incluindo-os em uma categoria única da classe dos educadores; fim da avaliação de desempenho apenas do professor, mas de todo o sistema de educação.
A coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso, destacou que foi apresentada uma contra-proposta à prefeitura municipal, no entanto a resposta obtida é que somente está previsto um aumento de 5% na folha de abril. “Não acatamos mais políticas de promessa que não viabilizam as necessidades de nossas reivindicações”, relatou.
O Secretário Municipal de Educação, Elias Nunes, reconheceu a luta dos educadores e garantiu que a intenção da Prefeita Micarla de Souza é de repor os 34% de direito da categoria, mas que no momento enfrentam dificuldades orçamentárias. “Não queremos jogar uma promessa no ar faremos a reposição salarial a partir do segundo semestre. Sabemos que as lutas são reconhecidamente justas, mas não podemos assumir um compromisso que não podemos cumprir”, destacou.
O secretário apelou para a volta dos educadores às salas de aula, solicitando a compreensão da categoria.
O vereador Chagas Catarino(PP), pediu paciência a categoria justificando que o governo atual está há apenas 70 dias e enfrenta problemas orçamentários advindos de gestões passadas.George Câmara (PC do B) sugeriu a criação de uma mesa permanente de discussão sobre as questões dos educadores do município com o objetivo de contribuir com o debate.Também participaram da audiência os vereadores Julia Arruda (PSB), Sargento Regina (PDT), Edvan Martins (PV), Raniere Barbosa (PRB), diretores de escolas estaduais, professores e sindicalistas.

Foto: Elpídio Junior
Publicado no www.cmnat.rn.gov.br

3 comentários:

  1. Prof. meus parabéns seu blog é maravilhoso!! eu voltei a estudar esse ano depois de 35 anos afastada e claro como nõ poderia ser diferente estou perdida, e suas aulas estão me ajudando muito, as xs penso em desistir, mas nõ quero fazer isso, tirei 0 em fisica e 5 em quimic mas vou conseguir com suas aulas via youtub, serei sua CIA diaria obrigada um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Prof Luis meus parabéns seu log é otimo, voltei a estudar depois de 35 anos e claro nõ poderia ser diferente, várias dificuldades, mas assistindo suas aulas no YOUTUB vou aprender muito com certeza, as xs penso em desistir tamanha é a dificuldade, mas nõ vou fazer isso, tirei 0 em fisica e 5 em quimica, mas vou conseguir serei sua CIA diaria e tenha certeza vc me ajuda muito um forte abraço

    ResponderExcluir