quarta-feira, 14 de outubro de 2009

“Vovó Libânia” recebe título de cidadã natalense na CMN

A professora Libânia Medeiros de Lima foi a grande homenageada na Câmara Municipal dos Vereadores nesta terça-feira (13). Aos 94 anos, “Vovó Libânia” como é conhecida, recebeu o título de cidadã natelense. Devido à problemas de saúde, que a impossibilitaram de comparecer à CMN, a professora foi representada por sua filha Rosângela de Medeiros.

O título foi uma proposição do vereador Luis Carlos (PMDB). “Fico muito grato em poder ter essa honra, como vereador e também professor. Até porque eu também venho do interior e minha mãe lecionava em casa. Então, são exemplos como esses que marcam. Educação é tudo e Vovó Libânia mostrou isso na prática”, destacou.

Durante a solenidade, o vereador Raniere Barbosa (PRB) parabenizou a proposição do colega e ressaltou que Vovó Libânia é merecedora dessa homenagem concedida pela Câmara Municipal do Natal. A filha e representante da homenageada agradeceu aos vereadores pelo título e informou o que foi dito pela sua mãe ao tomar conhecimento que se tornaria cidadã natalense.

“Ela me disse: ‘nunca imaginei que iria sair de um sítio em Currais Novos e hoje, ser homenageada na Câmara dos Vereadores em Natal’. Então, estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com minha mãe”, frisou Rosângela.

Libânia Medeiros de Lima nasceu na cidade de Currais Novos, em 14 de setembro de 1916. Desde cedo, a filha caçula de Francisco Sátiro de Medeiros e Maria Libânia Medeiros começou a seguir a tradição familiar. Com isso, aos 16 anos, foi intitulada professora pelo Grupo Capitão Mor Galvão.

No ano de 1950, Libânia se casou e realizou o sonho de morar na capital, onde passou a ensinar na Escola Estadual Theódulo Câmara, nas Quintas. Já nos anos 60, depois de aprovada em curso para professor, ingressou no Instituto Sagrada Família, onde lecionou por 14 anos.

Em 1972, a professora iniciou mais um grande desafio. Junto com sua filha criou a Escola Cristo Redentor com duas salas de aula e 70 alunos. Dez anos depois, surgia a famosa Escola Vovó Libânia, que durante 13 anos prestou serviços à educação natalense.

Com o crescimento dos seus pequenos alunos, a escola acompanhou a formação dos adolescentes e jovens passando a se chamar CELM, hoje, com uma unidade em Nova Parnamirim, ainda chefiada pela professora Vovó Libânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário