quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comunidade de Gramorezinho enfrenta problema ambiental

A Câmara Municipal do Natal realizou uma audiência pública para discutir a poluição da lagoa do bairro lagoa Azul, Gramorezinho. A iniciativa partiu do vereador Luis Carlos (PMDB) que acompanhou a situação enfrentada pelos moradores da região. A população sofre com o alagamento e contaminação das águas.
No primeiro momento da audiência, a TV Câmara Natal apresentou uma matéria realizada no local mostrando a dimensão exata do problema. No local foi construída uma lagoa de captação de águas de chuva subdimensionada, com ligações clandestinas de esgoto. No período de chuvas, a lagoa transborda alagando e contaminando as demais lagoas da região. “Se Natal não tomar conhecimento deste crime ambiental e não tomar providências para reparar o dano, provavelmente vamos enfrentar sérios problemas de ordem ambiental”, alerta o parlamentar.

Luis Carlos chamou atenção para a grande extensão da lagoa da região de Gramorezinho que há um ano atrás apresentava água potável. “Precisamos mobilizar a sociedade e as autoridades responsáveis no sentido de solucionar este crime ambiental. Acredito que a solução seria construir uma lagoa de captação corretamente e retirar as ligações clandestinas do local”, explica.

De acordo com o gerente de apoio comunitário da Urbana, Ítalo Alves, além do problema de ligações clandestinas de esgoto, a população descarta lixo dentro da lagoa. “Fazemos um apelo à população para que não joguem lixo nos mananciais. Evitem essa prática porque o resultando será sentido pela própria população com alagamento constante da região”, alerta.

O vereador Hermano Morais (PMDB) lembrou que esta é uma das últimas áreas rurais da cidade. “Esse é um exemplo típico de descaso com a comunidade quando foi construída uma lagoa mal dimensionada. A falta de saneamento é outro problema que leva a população a fazer ligações clandestinas de esgoto causando esse dano ambiental”, ressalta o parlamentar.

O vereador Franklin Capistrano chamou atenção para a realização de políticas públicas em conjunto com a comunidade. “Não adianta realizar sistemas de drenagem sem chamar a atenção da comunidade para a consciência ambiental. As pessoas precisam saber do dano que causam ao jogar lixo nas lagoas ou construir ligações clandestinas. É preciso repensar as políticas públicas em harmonia com a população”, explica.

Um comentário:

  1. PARABENS LUIS CARLOS PELO BRILHANTE TRABALHO QUE VOCÊ TEM REALIZADO POR NATAL, APÓDI SE ORGULHA DO SEU FILHO.

    ResponderExcluir