terça-feira, 1 de abril de 2008

PMDB comemora 42 anos do partido com discurso unificado

ELEIÇÕES - PMDB demonstra unidade ao destacar candidatura de Hermano Morais

No dia que comemorou seu aniversário de 42 anos de existência, o PMDB (no Estado) unificou seu discurso em torno da candidatura de Hermano Morais e acabou assumindo — para cerca de 500 convidados — o nome do vereador como candidato à Prefeitura pelo partido. O evento comemorativo foi realizado no Centro de Convenções de Natal, ontem e contou com a participação do presidente nacional do partido, Michel Temer (SP).

A cerimônia de comemoração dos 42 anos de existência do PMDB foi marcada pela emoção. E os que mais demonstraram isso foram exatamente os dois maiores líderes do partido no Estado, o presidente estadual do partido, deputado Henrique Eduardo Alves; e o presidente do Congresso nacional, senador Garibaldi Alves Filho. Ambos choraram muito relembrando a história do PMDB e exaltando o espírito de luta do partido nesses 42 anos de existência.

A festa, que contou com cerca de 500 pessoas, promoveu a entrega do Mérito Aluízio Alves a uma série de pessoas que contribuíram para fazer do PMDB potiguar o partido que ele é hoje. Receberam o mérito o jornalista Ticiano Duarte; o deputado José Dias; um dos fundadores do MDB no Estado, Geraldo Queiroz; o ex-desembargador José Vasconcelos da Rocha; o advogado Roberto Furtado; o ex-deputado Pedro Lucena; a ex-presidente do PMDB de Mossoró, Rose Cantídio; o presidente de honra do PMDB, Manoel Torres; o presidente atual do partido, Henrique Eduardo Alves; o senador Garibaldi Alves Filho; o primeiro filiado do PMDB no Estado, Darcílio Nóbrega; e ainda o advogado Paulo de Tarso Fernandes.

Além desses, o PMDB também homenageou integrantes do partido que já faleceram, como o ex-senador Agenor Maria, o ex-deputado Olavo Montenegro e o ex-vereador Souza e Silva. A homenagem ao primeiro filiado do PMDB no Estado chamou atenção. Foi relembrado que em Ipueira, na época de Dinarte Mariz, ele foi o único que se levantou contra uma piada que o ex-governador fez com relação ao PMDB. Darcílio Nóbrega, 78 anos, recebeu o Mérito Aluízio Alves das mãos do presidente nacional do partido, deputado Michel Temer.

Temer destaca atuação do PMDB na base de Lula

O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), exaltou a união do partido e sua força como instrumento de sustentabilidade do governo Lula. As declarações foram dadas em entrevista antes do início da comemoração de 42 anos do partido, realizada no Centro de Convenções, ontem. O deputado elogiou também a iniciativa do PMDB do Rio Grande do Norte em promover a festa.

“É muito oportuna a comemoração aqui em Natal porque a tradição aqui no Rio Grande do Norte é muito forte”, disse; e citou como exemplo a figura histórica do ex-governador Aluízio Alves. Ele destacou que essa força do PMDB não se resume somente aos líderes do passado, mas também do presente: o líder da bancada do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves; e o presidente do Congresso nacional, senador Garibaldi Filho.

Quanto à unidade do partido, Michel Temer classificou o atual momento do PMDB como “muito fértil”. “Porque estamos vivendo instante de muita unidade do partido. O PMDB era visto sempre como dois partidos: uma banda de um lado e outra de outro. Mas hoje graças a todos os líderes que estão aqui e — modestamente — a mim próprio PMDB, alcançou uma unidade extraordinária”, explicou. E acrescentou: “É uma unidade que dá sustentabilidade ao governo. Sem o PMDB na Câmara e sem o PMDB no Senado, a situação ficaria muito desfavorável para o governo”.

Quanto às eleições 2008 ele comentou que esse processo é preparatório para 2010; e que daqui a dois anos o PMDB pretende estar preparado para lançar um candidato à presidência da República. “O nosso objetivo é ter uma candidatura presidencial para 2010. E isso passa por 2008”. O presidente nacional do partido disse ainda que este ano o PMDB trabalha para “eleger o maior número de prefeitos e vereadores”. “Essa é a nossa recomendação. Evidentemente quem decide isso são os diretórios locais”, complementou.

O presidente nacional do partido informou ainda que a orientação quanto às alianças nos municípios para 2008 seguem a orientação de que o PMDB também poderá se coligar com partidos que não são da base. “A conclusão é que seria impossível fazer aliança apenas entre partidos da base. Por que pode haver disputas. Preferencialmente haveria a tentativa de aliança com os da base”, justificou.

Editado de Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário