quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mudanças do IFRN é tema de audiência na CMN

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto promoveu nesta quinta-feira (5), por iniciativa do vereador Luís Carlos (PMDB) uma audiência pública para discutir as mudanças do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Antigo CEFET-RN). Segundo o vereador, esse é o momento de apresentar à sociedade um retrato fiel de como está a evolução do instituto. “O IFRN é reconhecidamente um modelo de educação no estado e hoje temos a oportunidade de divulgar a experiência dos avanços que vem acontecendo durante os cem anos de existência”, ressalta o parlamentar.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira, relatou fatos importantes da história centenária do instituto. Segundo ele, a instituição passou por diferentes momentos como a Escola de Aprendizes Artífices, Escola Industrial, Escola Técnica Federal (ETFRN), Centro Educacional Federal de Educação Tecnologica (CEFET) e atualmente como IFRN. O reitor destacou a expansão do Instituto pelo estado. “Há três anos contávamos com duas unidades e hoje estamos com 11 unidades de ensino com mais de 11.000 alunos matriculados”, enfatiza. Existe ainda a perspectiva de construção demais três unidades em Parnamirim, Ceará-Mirim e São Gonçalo com o início da construção prevista para o próximo ano.

O principal ponto em pauta foi de assegurar a qualidade do ensino diante da expansão. Para Belchior, esse é um dos grandes desafios. “Para crescer e manter a qualidade que conquistamos durante todo o percurso histórico da instituição, contamos com a força do corpo técnico, professores qualificados e comprometidos com o ensino de qualidade. Trabalhamos com o programa de inclusão social, que é uma referência nacional, quando reservamos 50% das vagas para alunos do ensino público”, explica.

Participaram da audiência a representante da Secretaria de Educação do Estado, Ana Zélia, o representante da federação dos municípios do estado, Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, o vice-presidente do sindicato dos técnicos (Sintec), Manuel Jusselino, o professor do IFRN, Willys Farkat. O vereador Hermano Morais(PMDB) esteve presente durante o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário