terça-feira, 22 de setembro de 2009

UM APODIENSE A SERVIÇO DE NATAL

jornal “O Vale do Apodi”
coluna “Em Destaque”
por Antonia Maia
O destaque nesta edição é o jovem apodiense Luís Carlos Noronha, que ainda muito jovem foi estudar em Natal e na época, convivendo com grandes dificuldades, estudou em escola pública e com muito sacrifício formou-se em Engenharia Elétrica e Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Hoje é acadêmico com pós-graduação em Gestão Pública. Já exerceu a função de professor em vários colégios de Natal. Foi presidente do Conselho Comunitário de Potilândia e conquistou seu primeiro mandato de vereador de Natal em 2004, conseguindo sua reeleição em 2008, sendo o vereador que mais cresceu na capital.
Por ser educador e consciente do valor da educação, criou a Comissão Permanente de Educação, Desporto e Cultura.
Foi agraciado em seu mandato com a comenda do Sistema SESC por apoio ao esporte amador e recebeu a Medalha dos Inconfidentes - Comenda do Instituto Tiradentes / MG - conferida a prefeitos vereadores e personalidades que atuam e exercem seus mandatos com respeito à cidadania – e no mesmo evento realizou palestra sobre Ética na Política.
O Professor Luís Carlos é o grande orgulho da população apodiense na capital potiguar.

O Vale do Apodi – A população tem muito orgulho em ver um apodiense sendo vereador em Natal, como foi para o senhor a concretização desse projeto?
Vereador Luís Carlos – Na verdade, eu nunca pensei em ser vereador de Natal. Minhas férias e festas tradicionais (carnaval, semana santa, padroeira, vaquejada) sempre passava em Apodí. Porém , não vendo muitas ações de políticos no meu bairro (Potilândia) e cansado disto, lancei minha candidatura ao conselho comunitário do bairro. O candidatura a vereador foi conseqüência natural do processo político, lembra-se que nós apodiense carregamos a política no sangue.

O Vale do Apodi – Sair de Apodi e se destaca em natal é uma tarefa difícil,a quem o senhor credita todo o seu sucesso pessoal, profissional e político?
Vereador Luis Carlos – A minha família, aos amigos ,conterrâneo e, principalmente, a Deus.

O Vale do Apodi – Qual é o seu estilo de fazer política?
Vereador Luis Carlos - faço política voltada ao fortalecimento da construção de políticas públicas e em prol do coletivo.No coletivo,realizo trabalho voltado para a educação, esporte e á cultura junina. Aproveito para deixar meu blog, site, orkut e twitter para que possam acompanhar meu mandato. No blog existem mais de 200 aulas à disposição dos vestibulandos. site: http://www.profluiscarlos.com.br/ , blog: http://www.profluiscarlos.blogspot.com/ , orkut: profluiscarlos@yahoo.com.br e twitter: http://twitter.com/profluiscarlos .

O Vale do Apodi - O senhor está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Natal, o que destacaria como a maior conquista na qualidade de parlamentar?
Vereador Luis Carlos - Grande parte da população, até mesmo os vereadores, não conhece a função do vereador no processo político, os próprios vereadores criam projetos de lei inconstitucionais (criando despesas para o prefeito, o que não é possível). Observando isso, lancei um livro sobre o processo legislativo,para ajudar ao cidadão e aos próprios vereadores.
O Vale do Apodi - E que projeto seu aprovado foi mais importante?
Vereador Luís Carlos – Projeto de Lei: substituição de sacolas plásticas que levam décadas para se decomporem por sacolas plásticas oxi-biodegradáveis (levam 6 meses) no comércio de Natal. O projeto de resolução: criação da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto e a medalha Chico Mendes para empresas ou cidadãos que contribuírem com o meio ambiente.

O Vale do Apodi - Você já teve algum projeto que achar relevante, mas que não passou na votação?
Vereador Luís Carlos - Sim, o projeto de compensação ambiental, algumas empresas e hotéis em Natal utilizam de geradores a óleo diesel para alimentar seu consumo, em certo período em que a COSERN cobra mais caro, poluindo assim a cidade. Nesse projeto, eles pagariam um imposto que seria utilizado na preservação de espaço ambiental.

O Vale do Apodi – Qual é a maior dificuldade na função de vereador?
Vereador Luís Carlos - A fiscalização das contas públicas tem um certo grau de dificuldade, o que me levou a fazer curso de pós- graduação em gestão públicas, já que a minha formação superior é em engenharia e física.


O Vale do Apodi - O que você espera da nova administração da prefeitura do Natal?
Vereador Luís Carlos - Não espero muita coisa administrativamente, mas só em ter mudado um ciclo de 20 anos de grupo político que comandava a prefeitura do Natal (grupo da governadora Wilma) já é importante para alternância do poder.

O Vale do Apodi - Qual foi a sua maior decepção na vida pública?
Vereador Luís Carlos - ter conhecido muitos políticos sem palavras.

O Vale do Apodi – Até aonde o senhor pretende chegar como político? Qual é a sua meta?
Vereador Luis Carlos - Sinceramente, não tive tempo para pensar nisso, sou um político independente e sem padrinho políticos. Mas tenho uma certeza: faço a minha parte na políticos e por isso sou reconhecido pela sociedade natalense! O resto o processo político se encarregará de apontar.

O Vale do Apodi - Apodi já teve representação na Assembléia Legislativa, o senhor já pensou em disputar uma vaga de deputado estadual para ser a voz de Apodi no legislativo potiguar?
Vereador Luís Carlos - muito me horária representar a minha cidade Apodi e espero um dia ter essa oportunidade, vejo o que o eleitor está a cada dia se posicionando melhor na escolha dos seus candidatos e isso é uma vantagem para o meu perfil de fazer política, mas como coloquei acima, o processo político se encarregará disso, junto com o amadurecimento do eleitor do RN.

O Vale do Apodi – Qual a mensagem que o senhor deixa para os seus irmãos apodienses?
Vereador Luís Carlos - Na vida: façam amigos, escutem os mais idosos e preservem o convívio com a família. Na política: fiquem indignados com as coisas erradas, mas nunca se afastem da política, pelo contrário, votem sempre de forma consciente e nunca, mas nunca mesmo vendam seus votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário