domingo, 6 de setembro de 2009

MEC divulga universidades que tiveram cursos mais bem avaliados no Enade

O governo divulgou nesta quinta-feira o resultado do Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. As universidades federais do RS, Rio e Minas conseguiram a melhor avaliação no ano passado.

Quase 400 mil universitários de todo o país fizeram a prova. Dos mais de 7.300 cursos, avaliados, só 293 conseguiram a nota máxima.

Veja a lista completa

Proporcionalmente, o Rio de Janeiro lidera o ranking de melhores cursos: 8,58% deles tiveram nota máxima. Na outra ponta da tabela, Alagoas: 12,33% tiveram nota mínima e um dado preocupante. Em todo o país 1.752 cursos tiraram as notas um e dois, as mais baixas da avaliação.


Na comparação entre instituições e privadas, as públicas continuam na frente: 8,65% dos cursos com nota máxima, contra 1,65% das particulares. As universidades federais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram às instituições mais bem avaliadas, cada uma teve onze cursos com nota máxima.

"Isto é o resultado desta combinação de bons professores. A grande maioria deles, 80% titulados com doutorado no Brasil e no mundo, uma boa pesquisa e uma boa pós-graduação, em todas as áreas, e também o fato de recebermos bons alunos", afirma o Reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena

O resultado do Enade é usado pelo Ministério da Educação para avaliar e cobrar qualidade das instituições de ensino superior. Se elas não melhorarem o desempenho por dois anos seguidos, os cursos podem ter o vestibular cancelado ou o número de vagas reduzidas.

Foi o que aconteceu nesta quinta-feira. 20 cursos em quatro estados tiveram o vestibular suspenso. Além disso, o MEC negou 357 pedidos de abertura de novos cursos.

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1292232-16021,00-MEC+DIVULGA+UNIVERSIDADES+QUE+TIVERAM+CURSOS+MAIS+BEM+AVALIADOS+NO+ENADE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário