sábado, 30 de maio de 2009

São João é tema de audiência na CMN














foto: Elpídio Júnior
Com o mês de junho chegando os festejos juninos começam a ganhar espaço para discussão na Câmara Municipal de Natal. Tema da audiência pública desta terça-feira (26) o São João, tradição do povo nordestino, ainda tem pouca expressividade no calendário de festividades do município.

O debate contou com as presenças do presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcart), César Revoredo; do representante do secretário de meio ambiente, Rivaldo Fernandes; chefe do departamento de fiscalização da Semsur, Inácio Valtecio; secretário adjunto da secretaria de turismo, Caio Magno, além de representantes de quadrilhas juninas e arraiás dos diversos bairros da cidade.

Os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e Luís Carlos (PMDB), propositores da audiência, são otimistas quando o assunto é promover Natal como grande destino turístico de festividades juninas. “Acredito que Natal possa ter o maior São João do Brasil. É questão de foco organizacional. Mossoró tem 40% do nosso orçamento e tem um grande São João. Podemos fazer um São muito melhor, basta trabalharmos para isso”, cobrou o vereador.

Luís Carlos lembrou os grandes arraiás de Natal, como o da Esmeralda que recebeu personalidades como Ulisses Guimarães e jogadores da seleção brasileira da época. Segundo ele, por falta de apoio essa tradição não existe mais em Potilândia e em muitos outros bairros da cidade por falta de apoio da prefeitura. “Precisamos preservar a cultura junina. Precisamos apresentar projetos que incentive e motive as comunidades que muitas vezes vê nessa época uma única opção de lazer no bairro em que vivem”, declarou.

Caio Magno, da secretaria de turismo, explica que a SECTUR está trabalhando em parceria com a Funcart para estabelecer um calendário com o intuito de promover e divulgar as festividades de Natal. “A sectur tem projeto. Existe um certo engessamento no q diz respeito a questão orçamentária. Mas, estamos trabalhando dentro do possível para divulgarmos o destino Natal”, diz. Segundo Caio, a cultura é aliada ao turismo. “Não existe turismo sem cultura. O turista visita um lugar em busca da interação com os costumes e com a comunidade que ali se encontra”, completa.

Os vereadores Heráclito Noé (PPS), Franklin Capistrano (PSB), Júlia Arruda(PSB) e Hermano Morais (PMDB) estiveram presentes na audiência.

fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br/noticia.asp?id=891

Nenhum comentário:

Postar um comentário