quinta-feira, 2 de abril de 2009

Projeto de saneamento é discutido em audiência pública na CMN



A câmara municipal sediou nessa manhã uma audiência pública sobre o Projeto de Lei proposto pelo vereador Luís Carlos(PMDB) relacionado à construção de sumidouros em Natal. Este projeto tem como objetivo propor que em todas as edificações residenciais ou comerciais com área igual ou superior a 500 metros quadrados sejam construídos sumidouros.

De acordo com o vereador Luis Carlos, o objetivo da construção desses sumidouros é diluir o nitrato e dessa maneira melhorar a qualidade da água de nosso município. “Estamos tentando colocar algo prático, atacando a causa do problema. Esse projeto tem um custo relativamente baixo diante de outros modelos que, ao meu ver, hoje são utópicos devido aos custos”, ressata.

Rivaldo Fernandes, Secretário adjunto da SEMURB, destacou em seu discurso a insustentabilidade hídrica que estamos vivendo em Natal. “Temos uma cidade de fronteiras hídricas, além do rico lençol freático de nosso subsolo. Se continuarmos sem buscar alternativas para solucionar os graves problemas ambientais hoje existentes, podemos chegar a um ponto irreversabilidade do problema”, opina o secretário.

Aldo Tinoco, engenheiro sanitarista, enfatizou a necessidade de planos de saneamento com modelos e tecnologias adequadas para o adequado funcionamento do sistema. O engenheiro lembrou a necessidade de observarmos o modelo ambiental existente antes da urbanização para tentarmos “imitar” de certa forma o sistema da maneira aproximada do natural. “A iniciativa desse projeto é louvável e deve ser incorporada ao plano diretor de drenagem do município de Natal”, acrescenta.

O propositor dessa audiência, vereador Luis Carlos, lamentou o equívoco cometido pela CMN por não ter enviado os convites para os órgãos, empresas e instituições envolvidas com o problema a tempo desta audiência.

Estiveram presentes o vereador Hermano Morais (PMDB), representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB) e da comunidade de Lagoa Nova e Boa Esperança.

Publicado no site da CMN, em 01/04/2009
Foto: Elpídio Junior

Um comentário:

  1. Sou estudante da rede pública no R.J. baixada fluminense,nem entrarei em detalhes quanto a injustiça e descaso que sofremos.Assisti uma aula do excelente prof.Marcelo de geografia, muito inspirador e com certeza uma pessoa que faz diferença.Pergunto: Como eu/nós podemos agir metódicamente pra trazer mudadnças em benefício público e não político nem às corporações? A minha amadora observação só recebemos o estardalhaço, escrachamento dos problemas socias mas estamos muito sofridos, minados e humilhados, então como nos organizar? Precisamos de apontamentos não só jornalísticos mas operacional.Que diretriz seguir? Obrigado pela oportunidade e parebéns à todos.

    ResponderExcluir