quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Audiência discute problemas na Educação


A Câmara Municipal do Natal realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma audiência pública para discutir a Educação no Estado. A iniciativa partiu do vereador Luis Carlos (PMDB), presidente da Comissão de Educação, que vem tentando promover um debate entre a categoria e o executivo. “Lamentamos a ausência da Secretaria de Educação nesta audiência, seria uma boa oportunidade para o debate educacional. Solicitaremos ao Ministério Público uma audiência Técnica”, ressalta.

A Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN – SINTE/RN, Fátima Cardoso, lamentou a falta de valorização dos profissionais da educação, além dos problemas estruturais enfrentados nos últimos meses, como a falta de material escolar, de limpeza e merendas escolares. “As escolas estão sobrevivendo dos recursos federais ou do dinheiro dos próprios funcionários. Em março fizemos uma greve de 26 dias e até então não conseguimos avanços”, relata a sindicalista.
O educador de ensino religioso, Augusto de Oliveira, lamenta a falta de convocação dos concursados, a falta de vale transporte e o atraso do pagamento. “Temos profissionais contratados, que ainda assim não têm contrato, e foram aprovados no concurso público. Ou seja, ocupam vaga de terceirizado quando deveria estar como concursado. "Estamos trabalhando sem receber, ao meu ver este é um regime de escravidão”, declara.

Entre as reivindicações da categoria estão a revisão do PCCR dos educadores, a publicação do enquadramento dos funcionários no Plano de carreira e a inclusão de reivindicações pendentes na pauta da equipe de transição do governo.

O sindicato mobilizou os profissionais do magistério e os educadores contratados da rede municipal do magistério para esta audiência e logo mais, às 14h, acontece uma assembléia na escola Winston Chuchill.





fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário