terça-feira, 17 de novembro de 2009

AULÕES VESTIBULAR UFRN AGORA DIÁRIOS NA TV UNIÃO

OS AULÕES PROMOVIDOS PELO PROF. LUIS CARLOS PARA O VESTIBULAR UFRN
PASSARÃO A SER DIÁRIOS À PARTIR DE 17/11, DAS 20 ÀS 23H NA TV UNIÃO - CANAL 22 CABO TV.
NÃO PERCAM AS AULAS DADAS POR UMA EQUIPE FORMADA POR ALGUNS DOS MELHORES PROFESSORES DA NOSSA CIDADE.
E ASSISTA NESTE BLOG MAIS DE 200 AULAS DESSES AULÕES!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ASSEC recebe homenagem pelos 30 anos de atuação no estado


A Câmara Municipal do Natal homenageou nesta sexta-feira(13) a Associação dos Servidores da Caern (ASSEC-RN) pelos seus 30 anos de atuação no estado.

O vereador Luís Carlos (PMDB), propositor da sessão solene, parabenizou a associação por proporcionar lazer e qualidade de vida não só para o servidor, mas também as suas famílias. “Percebemos que há um zelo da associação com relação aos servidores que encontram um espaço para desopilar e fugir do cotidiano”, declara.

O presidente da associação dos servidores da Caern lembrou momentos históricos de pessoas que já passaram pela ASSEC-RN e deixaram suas contribuições, além de ressaltar a importância da parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Para o diretor de comunicação e marketing da ASSEC, João Maria Araújo, são 30 anos de superação e conquistas sempre priorizando o bem estar de seus associados.

Participaram da solenidade o presidente da Caern, engenheiro sanitarista Walter Gasi, o representante da Prefeita Micarla de Souza, Aristotelino Ferreira, funcionários e associados da ASSEC, além dos vereadores Hermano Morais (PMDB), Júlia Arruda (PSB) e George Câmara (PC do B).

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CMN concede título de cidadão natalense a Carlos Moura

O ex-jogador Carlos Moura Dourado foi o grande homenageado nesta quinta-feira (12) na Câmara Municipal do Natal. Ele recebeu o título de cidadão natalense como proposição do vereador Luis Carlos (PMDB). “Por tudo que fez pela nossa cidade no esporte e agora no campo social, esta Casa presta uma justa homenagem à Moura”, disse.Carlos Moura nasceu em Brasília, em uma família com oito irmãos. Passou sua infância e adolescência em Brasília, onde estudou e se tornou profissional. Veio para Nordeste trazido pelo treinador Emerson Leão, jogando pelo Sport Futebol Clube, onde foi campeão e artilheiro do Campeonato Pernambucano. Depois de passar pelo Japão e retornar ao Sport, foi emprestado ao América. “A partir daí, sua história passa a se fundir com a do clube. Pelo América, conquistou títulos, inclusive o acesso à Série A”, destacou o vereador Luis Carlos. Moura encerrou sua carreira no ano de 2001, mas, como atleta disputou sete campeonatos brasileiros pela Série A.“Moura também voltou sua atenção para o social, fundando em 2004 uma escolinha no Jiqui. A partir de então, capacita jovens tirando das ruas, das drogas e colocando no esporte. Com isso, é uma honra pra mim como vereador entregar um título de cidadão natalense a esse desportista”, completou o autor da proposta.O ex-jogador, hoje com 45 anos, atuou por vários clubes brasileiros, como Sport e Paysandu, mas foi no América de Natal que ele se destacou e onde está atualmente como coordenador das categorias de base do alvirrubro.Em seu discurso de agradecimento, se disse honrado com titulo. “Vim de família humilde como a maioria dos jogadores de futebol e Deus colocou no meu caminho Natal. Tive uma receptividade muito boa aqui e fiz muitos amigos. Fico muito feliz em receber essa homenagem é muito gratificante ter o reconhecimento”.Também esteve presente a Sessão Solene o vereador George Câmara (PCdoB). Já o vereador Hermano Morais (PMDB) justificou ausência por está representando a Câmara Municipal do Natal em Brasília.


http://www.cmnat.rn.gov.br/

Com emenda, projeto que beneficia servidores do Projovem é aprovado

Depois de encartar uma emenda, a Câmara Municipal do Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei que garantirá o pagamento do salário aos servidores do Projovem Urbano. Agora, o grupo de qualificadores não terá desconto em tributos como INSS e FGTS. A proposta aprovada nesta quarta-feira (11) segue para sanção por parte do Executivo Municipal.
O Projeto de Lei, que veio do próprio Executivo, altera a Lei nº. 5.720, de 10 de abril de 2006, que dispõe sobre a contratação temporária no âmbito dos programas especiais de educação, na rede pública municipal de ensino.
A proposta tinha passado pela primeira discussão em Plenário nesta terça-feira (10), devido à necessidade em ser aprovado com rapidez, tendo em vista que vários servidores do Projovem estão sem receber desde o mês de junho. O programa federal foi regulamentado em 2006, no entanto, uma parte dos qualificadores e das merendeiras estava recebendo recursos através de uma empresa terceirizada e essa empresa teve problemas na justiça.
Com isso, o pagamento foi bloqueado e agora, a alteração na Lei nº. 5.720 irá transferir a responsabilidade de pagar aos servidores para a Prefeitura Municipal do Natal. O vereador Luiz Carlos, relator do projeto e presidente da Comissão de Educação frisou que a proposta não cria novos cargos temporários, trata-se de uma readequação para que esses servidores não fiquem ainda mais no prejuízo.
Em relação à emenda apresentada nesta quarta-feira pelo vereador prof. Luis Carlos, ela foi encartada pelos vereadores Raniere Barbosa (PRB), Júlia Arruda (PSB), George Câmara (PCdoB) e Adão Eridan (PR). A emenda passou por votação nas comissões de Justiça, Educação e Finanças e foi aprovada.
Com isso, o Projeto de Lei nº. 379/2009 foi aprovado por unanimidade e agora segue para ser sancionado pelo Chefe do Executivo. “Esses professores vinham tendo desconto no INSS e FGTS, como ocorre com os professores contratados, os efetivos. Porém, eles não são efetivos porque fazem parte de um programa federal, daí a importância da emenda”, ressaltou Luis Carlos.
Além dessa proposta, a Câmara Municipal do Natal aprovou na tarde desta quarta-feira o Projeto de Lei nº 330/2009 da vereadora Sargento Regina (PDT). A matéria denomina de “Praça dos Pescadores” a atual Praça Pôr-do-Sol do Canto do Mangue, situada no Bairro das Rocas.

CMN vota projeto e garante pagamento aos servidores do Projovem

A garantia de pagamento aos servidores do Projovem Urbano foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal do Natal, nesta terça-feira (10). A votação do Projeto de Lei 379/2009, de autoria do Chefe do Executivo Municipal, estava prevista para acontecer na semana passada, mas, devido à necessidade de se analisar melhor a proposta, os vereadores adiaram a discussão para esta semana.Com isso, o projeto de alteração na Lei nº. 5.720, de 10 de abril de 2006, que dispõe sobre a contratação temporária no âmbito dos programas especiais de educação, na rede pública municipal de ensino, começou a ser votada nesta terça-feira. O relator da proposta e presidente da Comissão de Educação da CMN, vereador Luis Carlos (PMDB), explicou que o grupo de servidores tem pressa em resolver a situação.Isso porque eles estão sem receber desde o mês de julho. “O Projovem é programa federal, que foi regulamentado em 2006, quando foi feito processo seletivo para a contratação de servidores que atuam do projeto. No entanto, uma parte desses qualificadores e das merendeiras estava recebendo os recursos através de uma empresa terceirizada e essa empresa teve problemas na justiça”.Ainda de acordo com o vereador Luis Carlos, uma nova licitação foi feita, no entanto, a empresa vencedora também está com problemas na justiça. A partir daí, a Prefeitura decidiu transferir o pagamento para o próprio Executivo e enviou à Câmara Municipal do Natal o Projeto de Lei que altera a Lei de 2006.“É importante destacar que essa proposta que estamos votando não cria novos cargos temporários. Trata-se de uma readequação para que esses servidores não fiquem ainda mais no prejuízo”, ressaltou o vereador Luis Carlos.O vereador Raniere Barbosa (PRB) também falou durante as discussões e informou que deverá apresentar nesta quarta-feira (11) uma emenda ao Projeto de Lei. “Apresentarei uma emenda para não tenha mais desconto nos recursos repassados para esses servidores pelo Governo Federal”, disse.Em relação ao adiamento da votação, o vereador Hermano Morais (PMDB) explicou que havia necessidade em se esclarecer pontos da proposta e que, por isso, uma audiência foi realizada na manhã da última sexta-feira (6) com representantes da Prefeitura Municipal do Natal.“Nós fizemos isso para que a matéria fosse apreciada sem maiores atropelos. Sabemos que todos esses profissionais estão trabalhando com dificuldades, mas, temos que destacar que mesmo assim eles não abandonaram seus postos”, declarou Hermano Morais.

Jogando pra plateia

ObservatórioDN
Flávia Urbano // flaviaurbano.rn@dabr.com.br
Depois de adiarem a votação do projeto que define os rumos do Projovem Urbano - alegando que não existia um parecer mais esclarecedor em torno da matéria -, os vereadores de Natal resolveram se reunir com o secretário de Educação do município, Elias Nunes, para tirar algumas dúvidas e só depois votarem o projeto na próxima terça-feira. Diante da polêmica, o líder da prefeita Micarla de Sousa (PV), vereador Enildo Alves (PSB), retirou o projeto da ordem do dia. No entanto, ontem, o único vereador que compareceu ao encontro foi Luiz Carlos (PMDB), que já estava por dentro do assunto. Adão Eridan (PR), Raniere Barbosa (PRB), os que mais reclamaram nos microfones do plenário da Câmara, nem apareceram. Que coisa feia.
Enquanto isso, os servidores do Projovem Urbano se queixam que estão sem contrato e sem receber há quatro meses, pois o pagamento era terceirizado, mas desde junho não houve contratação de nova empresa para fazer o repasse dos salários. O que esses trabalhadores desejam é ter o mesmo direito dos professores do projeto federal, que recebem o pagamento através da prefeitura da capital.
Edição de sábado, 7 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mudanças do IFRN é tema de audiência na CMN

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto promoveu nesta quinta-feira (5), por iniciativa do vereador Luís Carlos (PMDB) uma audiência pública para discutir as mudanças do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Antigo CEFET-RN). Segundo o vereador, esse é o momento de apresentar à sociedade um retrato fiel de como está a evolução do instituto. “O IFRN é reconhecidamente um modelo de educação no estado e hoje temos a oportunidade de divulgar a experiência dos avanços que vem acontecendo durante os cem anos de existência”, ressalta o parlamentar.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira, relatou fatos importantes da história centenária do instituto. Segundo ele, a instituição passou por diferentes momentos como a Escola de Aprendizes Artífices, Escola Industrial, Escola Técnica Federal (ETFRN), Centro Educacional Federal de Educação Tecnologica (CEFET) e atualmente como IFRN. O reitor destacou a expansão do Instituto pelo estado. “Há três anos contávamos com duas unidades e hoje estamos com 11 unidades de ensino com mais de 11.000 alunos matriculados”, enfatiza. Existe ainda a perspectiva de construção demais três unidades em Parnamirim, Ceará-Mirim e São Gonçalo com o início da construção prevista para o próximo ano.

O principal ponto em pauta foi de assegurar a qualidade do ensino diante da expansão. Para Belchior, esse é um dos grandes desafios. “Para crescer e manter a qualidade que conquistamos durante todo o percurso histórico da instituição, contamos com a força do corpo técnico, professores qualificados e comprometidos com o ensino de qualidade. Trabalhamos com o programa de inclusão social, que é uma referência nacional, quando reservamos 50% das vagas para alunos do ensino público”, explica.

Participaram da audiência a representante da Secretaria de Educação do Estado, Ana Zélia, o representante da federação dos municípios do estado, Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, o vice-presidente do sindicato dos técnicos (Sintec), Manuel Jusselino, o professor do IFRN, Willys Farkat. O vereador Hermano Morais(PMDB) esteve presente durante o debate.