quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sinte-RN recebe homenagem na CMN


Clique aqui para ver a foto no formato maior
foto: Assessoria de CMN
A Câmara Municipal do Natal homenageou nesta quinta-feira (10) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte. O Sinte-RN, como é conhecido, completou 20 anos de fundação e recebeu as congratulações em Sessão Solene proposta pelo vereador Luis Carlos (PMDB).

Fundado em no dia 2 de setembro de 1989, foi através deste Sindicato que professores e demais funcionários da rede pública de ensino passaram a reivindicar as melhorias trabalhistas de forma mais articulada. Com isso, o vereador Luis Carlos destacou que a partir daí, o Sinte-RN se consolidou como um dos mais importantes e respeitados sindicatos do Estado.

“Ao longo de toda sua história, o Sinte-RN participa ativamente e influencia a vida política do Estado. Prova disso é que antes o cargo de secretário de educação, por exemplo, funcionava como uma ponte para a Assembleia Legislativa. O sindicato tem somado conquistas históricas em favor dos trabalhadores em educação como o Estatuto do Magistério, as eleições diretas para diretores das escolas, e mais recentemente, os Planos de Carreira”, afirmou.

Luis Carlos lembrou ainda que por ser educador conhece de perto a história da categoria. “Como professor, tenho muita honra de presta essa homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Temos muitas dificuldades, mas, se não tivéssemos o Sinte com certeza as adversidades seriam muito maiores”, lembrou.

O certificado em homenagem aos 20 anos do sindicato foi entregue a atual diretora, Fátima Cardoso. “Isso é o começo de um novo momento na história do Sinte. Essa Sessão é o reconhecimento de uma categoria que luta diariamente pelo desenvolvimento da educação do nosso Estado”.

Atualmente, o Sinte-RN é o maior em número de filiados, são mais de 20 mil. A filiação à Central única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) assume um efetivo papel de combate às desigualdades e às injustiças contra a categoria.

Durante a Sessão Solene, o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, jornalista Leilton Lima, subiu à tribuna da Câmara Municipal para agradecer a homenagem e comentar o trabalho da categoria ao longo dos anos.

“O sindicato atua com estratégias de lutas e tem uma historia de vitorias. Mas, o maior disso tudo é o objetivo final que é a educação. Sou filho de professora e acompanhei de casa as dificuldades que tem um professor. Essa é uma profissão extremamente importante. O movimento sindical ajudou a mudar a realidade dos problemas da educação. Mas, ainda há muito o que se conquistar”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário