domingo, 23 de dezembro de 2007

Expectativa de resposta: prova discursiva de história UFRN 2008

Questão 1

A) Analisando os mapas, podemos identificar duas organizações básicas, sendo respectivamente o Império Romano do Ocidente e o estabelecimento dos reinos bárbaros. Observando o Império Romano do Ocidente, identificamos características políticas tais como: Estado centralizado, políticas públicas organizadas, exército regular e fronteiras definidas; já no segundo mapa, podemos identificar a formação dos reinos bárbaros, que em sua maioria caracterizavam-se pela descentralização político-administrativa, relações privadas entre Estado e povo, forças militares baseadas em relações pessoais e privadas e fronteiras não definidas.

B) Fazendo a leitura dos mapas, podemos identificar que as mudanças ocorridas foram basicamente a desagregação do Império Romano do Ocidente e o estabelecimento de vários reinos bárbaros. Tais mudanças ocorreram a partir da falência do Estado romano, tendo em vista a crise do escravismo e os altos custos do Estado romano, o qual causava uma crise institucional, já que o mesmo atacava diretamente os conceitos de guerra, escravidão e a autoridade imperial, nesse contexto as invasões bárbaras se apresentaram como o auge do colapso das estruturas imperiais romanas, uma vez que os povos bárbaros trouxeram novas estruturas políticas, sociais e culturais.

Questão 2

A) O fato histórico de que trata o texto é o bombardeio nuclear norte-americano sobre o Japão, no momento final da Segunda Guerra Mundial.

B) O bombardeio americano se insere no contexto da Segunda Guerra; foi determinado segundo os americanos, como uma maneira de acelerar o término do conflito, diante da negativa japonesa em uma rendição incondicional.

C) O ataque nuclear americano sobre as cidades japonesas em agosto de 1945, de imediato vitimou milhares de pessoas e a médio e longo prazo contaminou os sobreviventes em face dos efeitos radioativos, bem como o ar, as fontes de água e o solo através dos ventos e da chamada "chuva negra".

Questão 3

Durante o período conhecido como União Ibérica (1580-1640), as relações internacionais mudaram consideravelmente, o antigo reino português anteriormente aliado à Holanda e que com esta, mantinha relações extremamente lucrativas com o comércio açucareiro, fechou seus portos ao comércio flamengo, uma vez que a Espanha era inimiga da Holanda e decretou o embargo à sua participação comércio açucareiro. Sendo assim, a Holanda cria a Companhia das Índias Ocidentais a fim de invadir o nordeste do Brasil, objetivando retomar o controle da economia açucareira.

Questão 4

O período da Primeira República no Estado do Rio Grande do Norte foi caracterizado inicialmente pelo predomínio oligárquico dos Albuquerque Maranhão. Nesta época, a prática política oligárquica se caracterizava pela perseguição a oposição, o que inviabilizava à
ascensão ao poder desta última. De mesma forma, a prática política local se pautava pela manipulação eleitoral através de práticas coronelistas, tais como o voto de cabresto, o assistencialismo, dentre outras.

Fonte: encarte da Tribuna do Norte produzido pelo colégio CDF (Professor Kokinho e equipe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário