terça-feira, 23 de setembro de 2008

PROFESSOR COLABORA NA MELHORA DA QUALIDADE DO AR DE NATAL

O vereador prof. Luis Carlos se preocupa em manter saudável o ar de nossa cidade!
Recém eleito, o vereador prof. Luis Carlos deu entrada em um Projeto de Lei criando a taxa de compensação ambiental para forçar, que em determinados horários, os empreendimentos que utilizam geradores a óleo usem outras formas de geração de energia mais limpa, como a solar, eólica, gás natural e biodiesel. Só para exemplificar: nos dias úteis um dos hotéis da Via Costeira jogava no ar de Natal aproximadamente 500kg de gás carbonico, além de óxidos de nitrogênio e enxofre e de monóxido de carbono, substâncias cancerígenas, que estavam colocando em risco a saúde da população da cidade.
Luis Carlos conseguiu reunir a COSERN e a ABIH, oportunidade em que a COSERN informou da possibilidade legal de ofertar as “sobras de energia” de seu sistema elétrico a todos os consumidores que possuem geradores de energia a diesel. E tem feito isso durante cerca de dez meses por ano, fato que contribui para a projeção de nossa cidade Natal como pólo turístico.
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

JOSÉ ALUÍSIO DA JUSTA FEIJÃO É O MAIS NOVO CIDADÃO NATALENSE!


Na manhã desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal do Natal concedeu título de Cidadão Natalense ao atleta José Aluísio da Justa Feijão.
A proposição partiu do vereador Luís Carlos (PMDB), e foi aprovada à unanimidade pelo plenário da Casa.
Amigos e autoridades prestigiaram o evento.
Nascido em Sobral, no Ceará, Feijão, como é mais conhecido, chegou a Natal em 1974, quando ingressou no Atheneu e logo deu início à sua brilhante trajetória como atleta e, principalmente, incentivador ao esporte. Desde então, o currículo de conquistas do homenageado só vem crescendo.
Com diversos títulos em competições de arremesso de peso e martelo, Feijão ostenta uma invencibilidade de 25 anos nas competições do SESI.
Pela brilhante trajetória como atleta amador e incentivador do esporte no estado, o vereador Luís Carlos justificou a homenagem.“É uma pessoa que sempre utilizou o esporte aliada à educação como forma de levar os jovens à cidadania. È um exemplo não só como atleta, mas como humano”, disse o vereador.
Representando a governadora do Estado, a secretária de Esportes Magnólia Figueiredo falou sobre a alegria que tinha em participar da solenidade, onde um grande amigo era homenageado. “Feijão é um parceiro muito importante na vida de todos que fazem o esporte”, disse Magnólia.
Agradecendo à iniciativa da Câmara Municipal, José Aluísio Feijão disse que se sentia lisonjeado com a homenagem, também prestada por seus amigos da Caern, onde trabalha, que trouxeram o coral “Som das Águas” para fazer uma apresentação.
Após a solenidade, todos os convidados foram recebidos em um coquetel no pátio interno da Casa.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS DURANTE NOSSO MANDATO!


Audiência Pública é uma ferramenta que o Legislativo possui para provocar ao mesmo tempo a sociedade e instituições públicas ou privadas num amplo debate para debater e buscar resolver problemas relacionados a cidade.

Durante seu mandato, o professor Luis Carlos promoveu as Audiências Públicas abaixo:

1) Falhas na Telefonia Celular;

2) Qualidade das Obras Públicas e Privadas na cidade do Natal;

3) Falta de Segurança Pública;

4) Saneamento Básico de Natal;

5) Execução de Melhorias para o Trânsito em Natal;

6) Organização dos Festejos Juninos;

7) Qualidade do Ensino Público e Privado na Cidade do Natal;

8) Mudanças no Vestibular 2008 da UFRN;

9) Ações Preventivas e Otimização de Policiamento nos Bairros;

10) Construção de Sumidouros em Edificações de Natal;

11) Atendimento do SAMU às Escolas Públicas;

12) Investimentos Públicos no Esporte Amador;

13) Investimentos da Prefeitura em Propaganda;

14) Contratação concursados para a Guarda Municipal.

MELHORIA DA QUALIDADE DO AR EM NATAL!


O vereador prof. Luis Carlos se preocupa em manter saudável o ar de nossa cidade!
Recém eleito, o vereador prof. Luis Carlos deu entrada em um Projeto de Lei criando a taxa de compensação ambiental para forçar, que em determinados horários, os empreendimentos que utilizam geradores a óleo usem outras formas de geração de energia mais limpa, como a solar, eólica, gás natural e biodiesel.Só para exemplificar: nos dias úteis um dos hotéis da Via Costeira jogava no ar de Natal aproximadamente 500kg de gás carbonico, além de óxidos de nitrogênio e enxofre e de monóxido de carbono, substâncias cancerígenas, que estavam colocando em risco a saúde da população da cidade.

Luis Carlos conseguiu reunir a COSERN e a ABIH, oportunidade em que a COSERN informou da possibilidade legal de ofertar as “sobras de energia” de seu sistema elétrico a todos os consumidores que possuem geradores de energia a diesel. E tem feito isso durante cerca de dez meses por ano, fato que contribui para a projeção de nossa cidade Natal como pólo turístico.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Zona Sul e Nossa Senhora da Apresentação na Zona Norte são beneficiadas com saneamento e drenagem!


Desde do início do nosso mandato a preocupação com o saneamento e a drenagem da nossa cidade é uma constância.
Provocamos audiências públicas, aprovamos requerimentos e emendas no orçamento dirigidas neste sentido. Além disso, uma comissão de vereadores conseguiu junto a Bancada Federal e aos Senadores uma emenda coletiva liberando recursos federais para obras em Nossa Senhora da Apresentação e Zona Sul de Natal. Esse trabalho foi realizado junto à comunidade, através de reuniões com a presença dos parlametares que nos representa em Brasilia e segmentos da sociedade.
A Câmara de vereadores aprovou o empréstimo para a liberação dessas verbas para o Executivo e amarrou a utilização deste recurso no saneamento e drenagem de Natal.
Paralelo a essas ações, nosso Gabinete entrou com um Projeto de Lei, em fase final de aprovação na Câmara, que contribuirá com a melhoria da qualidade de água da nossa cidade, além de contribuir com a diminuição da quantidade de água de chuvas lançada nas ruas de Natal, contribuindo desta forma com a diminuição de alagamentos na cidade provocados pelas chuvas.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

POR QUE A ENERGIA É CARA NO BRASIL?

Apesar de maior parte de a energia elétrica brasileira ser produzida em usinas hidrelétricas, consideradas a fonte de geração com custo mais baixo, a tarifa cobrada no país é muito cara em razão da carga de impostos.

Veja como se distribui a tarifa industrial por Megawatt-hora em dólares nos seguintes países:
Brasil (144), Áustria (140), Turquia (132), México(111), Espanha(89), Estados Unidos(62) e Coréia e França(60).

Observe as cargas de tributos e encargos cobrados sobre o preço da energia nos seguintes países: Brasil (46%), Noruega (39%), França (37%), Coréia e Itália (31%), Argentina (28%), Canadá e Chile (27%) e EUA (26%).

Os valores em reais arrecadados neste ano com impostos e encargos na conta de luz são esses:

6,5 bilhões = Encargos setorias
14,2 bilhões = Impostos estaduais
9,9 bilhões = Impostos federais

ENCARGO:Conta de consumo de combustíveis
PARA QUE SERVE: Subsidiar a geração térmica,principalmente na região Norte.
VALOR RECOLHIDO:
2,8 bilhões.

ENCARGO: Conta de desenvolvimento energético

PARA QUE SERVE: Desenvolver fontes alternativas de energia e subsidiar tarifada população de baixa renda.
VALOR RECOLHIDO: 2,3 bilhões.

ENCARGO: Compensação financeira pelo uso de recursos hídricos

PARA QUE SERVE: Pagamento pela água e terras produtivas utilizadas para a geração de energia elétrica
VALOR RECOLHIDO: 1,2 bilhões

ENCARGO: Taxa de fiscalização de serviços de energiaelétrica

PARA QUE SERVE: Prover recursos para o funcionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica
VALOR RECOLHIDO: 325 milhões


Com o aumento dos impostos, a carga de tributos e encargos sobre a tarifa em 2002 foi de 36% e em 2008 foi de 45%.

Aumento do preço médio do MWh em reais:

Para indústrias:
Em 2002, R$ 116,00 e em 2008, R$ 216,00.

Para o consumidor doméstico:
Em 2002, R$ 210 e em 2008, R$ 277,00.


(PADUAN, Roberta. EXAME, 08 de outubro. 2008, p.19)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

III POTIFOLIA

Como já está se tornando uma tradição, o vereador professor Luis Carlos promoverá mais uma edição do POTIFOLIA.
O evento acontecerá dia 18/10, à partir das 18h, na quadra de esportes da rua Columbita - Potilândia.
É uma festa familiar, muito prestigiada pelos moradores do local, mas que já começa a despertar moradores de outros bairros da grande Natal.
Apareça!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Professor Antônio Teófilo é o mais novo Cidadão Natalense!

O professor de pré-vestibular Antônio Teófilo de Andrade Filho recebeu, na manhã desta sexta-feira (29), o título honorífico de Cidadão Natalense. A propositura da homenagem ao professor partiu do vereador Luís Carlos (PMDB), que também leciona em Natal.
Nascido em Afonso Bezerra, “Toinho Carepebas”, como é conhecido o professor Antônio Teófilo, fez carreira lecionando nos cursinhos preparatórios para o vestibular e em grandes escolas de Natal, como Marista, Salesiano e Neves. Durante sua trajetória, a retidão e honestidade do profissional chamaram a atenção dos companheiros de profissão, que hoje são amigos de Toinho, como é carinhosamente chamado.
Em seu discurso de homenagem a Toinho, o vereador Luís Carlos destacou os brilhantes serviços que o educador presta a Natal, onde instalou uma das mais importantes escolas do estado. Para o parlamentar, a homenagem ao professor é mais do que justa.
“É algo mais do que justo homenagearmos um educador que ajuda a difundir o conhecimento e dá um grande exemplo a todos os alunos, o que faz com que Natal seja muito grata a Toinho. Eu é que me sinto homenageado em poder conceder esse título ao professor”, destacou o professor Luís Carlos.
Durante a solenidade, outros professores utilizaram a palavra para enaltecer a trajetória do homenageado, chegando a afirmar que “Natal é que se orgulha em ter Toinho como cidadão”. O professor Antônio Teófilo, agora natalense, diante das belas palavras de vários companheiros de profissão, preferiu não se alongar no discurso.
“Por tudo o que foi dito aqui por vocês, eu tenho pouco a falar, mas muito a agradecer”, declarou.
Após a solenidade, amigos e familiares do professor homenageado, juntamente com os vereadores Hermano Morais (PMDB) e Luís Carlos, participaram de um coquetel servido no pátio interno da Câmara Municipal do Natal, onde também tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação de um coral formado por crianças do Colégio Contemporâneo.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O prof. João Inácio da Silva Filho recebe o Título de Cidadão Natalense.


Na manhã da sexta-feira (15/08), o vereador Prof. Luís Carlos (PMDB) promoveu uma homenagem no plenário Érico Hackradt.
Por propositura do parlamentar do PMDB, o professor João Inácio da Silva Filho recebeu o título de Cidadão Natalense.
Professor da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, João Inácio exerceu diversos cargos públicos no Rio Grande do Norte. Entre os mais importantes, o docente ocupou a secretaria de Planejamento do Estado e a vice prefeitura de Macaíba.
Além disso, o professor se orgulha de ter participado da Construção do Campus da UFRN, e de diversos conjuntos habitacionais de nossa cidade durante sua passagem pela COHAB.
“É com muita alegria que recebo essa homenagem da Câmara Municipal, e agradeço ao professor Luís Carlos pela gentileza e atenção”, disse o professor homenageado.
O evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal, do governo do Estado, além de outras autoridades.

terça-feira, 29 de julho de 2008

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA - PROF LUIS CARLOS 15444

No próximo sábado, dia 02/08 às 16h, ocorrerá o lançamento da candidatura do Professor Luis Carlos na sede social do América, localizada na Av. Rodrigues Alves. Contamos com a presença de todos os amigos.

terça-feira, 22 de julho de 2008


Atividades parlamentares exercidas durante
o mandato do Vereador prof. Luis Carlos

- Presidente da Comissão de Ética Parlamentar;
- Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos;
- Membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia;
- Vice Presidente da Comissão de Direitos Humanos;
- Vice Presidente da Comissão de Turismo;
- Vice Presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Criança e ao Adolescente;
- Membro da Comissão Especial de Regularização Fundiária da Cidade do Natal;
- Membro da Comissão Especial para Análise do Plano Diretor;
- Membro (suplente) do Conselho Municipal de Alimentação Escolar;
- Membro da Comissão de Revisão do Plano Diretor de Natal.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

COMENDA NACIONAL - PROF LC 15444

PROF LC 15444:
Prof Luis Carlos Noronha recebeu a Medalha dos Inconfidentes - Comenda do Instituto Tiradentes - MINAS GERAIS. O evento foi realizado no Hotel Imirá Plaza/ Natal-RN. Além da Comenda o Prof Luis Carlos realizou palestra sobre Ética na Política.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Convite para Audiência Pública sobre gastos público em propaganda

O vereador professor Luis Carlos reforçou o convite para a audiência pública que ocorrerá próxima semana, onde os principais pontos a serem discutido é "se esse absurdo que está sendo gasto é permitido, e se for, se pelo menos está sendo gasto da forma como foi proposta".

Vereadores usam Sessão Ordinária para comentar sobre tumulto na última reunião do PSB


Na Câmara de Natal os vereadores usaram o espaço da Sessão Ordinária para comentar sobre a confusão que se tornou a última reunião do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro. Alguns falaram em tom de deboche, se referindo a sugestão da deputada Márcia Maia para que todos os que defendem a candidatura própria e possuem cargos no governo tenham a humildade de deixá-los, já que estariam se posicionando contra a governadora Wilma de Faria.
O vereador Luís Carlos, em seu discurso, retomou o que diz ser o motivo de todo esse conflito. A formação da aliança entre o PSB, O partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) sem consultar as instâncias partidárias. Para o vereador, as decisões impostas existem em todas as legendas, mas caberia ao lado mais frágil, saber o momento de recuar.
Enquanto os novos aliados do PSB dispensam tempo fazendo essa observações, os vereadores do partido se envolvem em mais uma disputa interna.

Fonte: TV Ponta Negra.

Entrega de Título de Cidadão natalense ao Pa. Eugênio

Matéria exibida pela TV Câmara

Matéria exibida em 9 de maio de 2008, que mostra a trajetória do Padre Eugênio Nunes, que tem seus trabalhos na paróquia Sagrado Coração de Jesus, que abrange Potilândia, Nova Descoberta e Morro Branco.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Câmara de Natal pode ter 29 vereadores em 2009


Para o vereador Luis Carlos, a notícia é muito boa. Diz que além de aumentar o número de vereadores - tornando maior a representatividade da população-, a PEC 333/2004 diminui o repasse que é feito pelo executivo à Câmaras Municipal em até 60%, com base no orçamento 2008. Hoje a Câmara recebe 2 milhões por mês.

Essa medida diminui o poder do presidente da Câmara para indicar cargos comissionados, o que torna a PEC moralizadora: a presidência da Casa tem direito a dois gabinetes entre outras vantagens que podem sofrer cortes.

"Espera-se que a população acompanhe os trabalhos do legislativo e se eduque, tirando assim o melhor proveito dos possíveis novos 29 vereadores", falou o Luis Carlos.

Matéria do Jornal do Dia da TV Ponta Negra:

Vereador quer debater os gastos com a propaganda e publicidade oficial de Natal

Proposta é de autoria do vereador Luis Carlos, sendo que, na sessão ordinária realizada na quinta-feira passada a audiência pública foi marcada para o dia 10/06
Na sessão ordinária dessa quinta-feira (29) o destaque foi para o requerimento de número 1003/08 de autoria do vereador Luis Carlos (PMDB), que solicita a realização de uma Audiência Pública no próximo dia 10 de junho para discutir os gastos com propaganda pela Prefeitura do Natal. De acordo com o parlamentar, a proposta do debate se deve aos mais de 8 milhões destinados à propaganda previstos no orçamento deste ano.
O vereador Luis Carlos ressaltou ainda que a fiscalização dos destinos dos recursos públicos é uma das funções dos parlamentares eleitos pelo voto popular.

Fonte: Jornal de Natal

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Vereador quer debater gastos com propaganda do município

Na sessão ordinária dessa quinta-feira (29) o destaque foi para o requerimento de número 1003/08 de autoria do vereador Luís Carlos (PMDB), que solicita a realização de uma Audiência Pública no próximo dia 10 de junho para discutir os gastos com propaganda pela Prefeitura do Natal. De acordo com o parlamentar, a proposta do debate se deve aos mais de R$ 8 milhões destinados à propaganda previstos no orçamento deste ano.

O vereador Luís Carlos ressaltou ainda que a fiscalização dos destinos dos recursos públicos é uma das funções dos parlamentares eleitos pelo voto popular.

Fonte: Câmara do Natal.

Audiência Pública Gastos com propagandas pela Prefeitura do Natal

Vereadores Hermano Morais, prof. Luis Carlos e Renato Dantas

Inicialmente, durante a votação do OGM - Orçamento Geral do Município -, no fim de 2007, o prof. Luis Carlos se retirou por não concordar com a forma como o OGM foi posto em votação, muito mais por não concordar com determinados valores, principalmente o empregado em propaganda. Reafirmou incessantemente seu desgosto em como o dinheiro público tem sido gasto em propaganda em rádios, jornais e TV´s de Natal.

Veja os vídeos da crítica feito pelo vereador Luis Carlos:

Parte 1.

Parte 2.

Luis Carlos chegou, neste ano, a pedir que o prefeito se sensibilizasse e enviasse o orçamento para uma reavaliação da Câmara, que fosse destinado uma parte de tudo que será empregado em propaganda em estrutura, para que as chuvas não agredissem tanto o município, lembrado que a cidade passa por sérios problemas em se tratando das águas que se acumulam nas ruas, de origem pluvial. Pedido não atendido.
O professor não deixou-se vencer pelo tempo que transcorreu desde que a matéria fora votada na Câmara, e hoje, em discussão única, a Câmara aprovou seu requerimento para Audiência Pública destinada a tratar dos gastos da prefeitura com propaganda.

Desde já, toda a população está convidada a participar. A Audiência será transmitida pela TV Câmara, canal 37, ao vivo.

Homenagem aos 26 anos da Legião da Boa Vontade

Participação do prof. Luis Carlos na homenagem à LBV.

A Câmara Municipal do Natal promoveu um ato solene para homenagear os 26 anos da Legião da Boa Vontade – LBV em Natal. A proposta pariu do vereador Hermano Morais (PMDB), e contou com a presença de autoridades e vereadores do município.

A LBV atua em Natal, desde 1º de setembro de 1982, onde desenvolve programas e projetos voltados às comunidades que vivem em situação pessoal e social. Por meio deles, contribui para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos, a resgatar-lhes a autonomia, a dignidade e os valores éticos, sociais e espirituais, além de ajudar a elevar a auto-estima dos atendidos. Todo esse trabalho é realizado sob o lema Educação e Cultura, Saúde, Alimentação e Trabalho com Espiritualidade.

As ações fomentadas pela Instituição na capital natalense são realizadas nas comunidades cadastradas e/ou também no Centro Comunitário e Educacional que ela mantém na cidade, cujo objetivo é prestar serviços de proteção básica às famílias.

Assim, o Centro Comunitário e Educacional da LBV passa a intervir na realidade social da capital e também da região metropolitana, desenvolvendo, todos os dias, gratuitamente, iniciativas sócio-educacionais visando aumentar o nível de desenvolvimento socioeconômico das famílias.

Ao final da homenagem, um coral de crianças da LBV fez uma belíssima apresentação para as pessoas que estiveram no plenário da CMN, emocionando os diretores da instituição e vereadores presentes.

Foto: Elpídio Júnior
Fonte: Câmara Municipal do Natal

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Entrevista com o prof. Luis Carlos na TV Câmara

Entrevista onde o prof. Luis Carlos expressão sua opinião sobre vários aspectos da política em nível local e mesmo nacional.

Parte 1.

Parte 2.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Videos aulas do prof. em projeto internacional

Professor Luis Carlos em entrevista sobre o projeto Escola na Câmara.

Foi com muita satisfação que o gabinete do vereador Luis Carlos recebeu o pedido do Ministério da Educação para ter suas vídeo aulas disponibilizadas no Banco Internacional de Recursos Multimídia, um repositório de materiais pedagógicos digitais, tais como vídeos, jogos educacionais, animações, simulações, imagens, mapas interativos, entre outros, todos de acesso livre e gratuito. Os materiais publicados neste Banco Internacional estarão disponíveis para visualização e download a toda a comunidade educacional do Brasil (desde a infantil até o ensino superior, nas mais diversas áreas do conhecimento) e demais países interessados em acessá-los. Tal iniciativa integra-se às políticas da Rede Latinoamericana de Portais Educacionais (RELPE) e à Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), parceiros do Ministério de Educação.

As vídeo aulas que estão disponibilizadas no endereço http://br.youtube.com/profile_videos?user=profluiscarlos terão livre acesso de todas as comunidades educacionais com conexão à internet, bem como sua distribuição às escola por meio de DVD.

O prof. Luis Carlos, além de surpreso, ficou muito feliz com o interesse pelo seu material. Para este ano estão prevista a exibição de mais vídeo aulas na TV, as quais passaram pelo processo de edição e serão disponibilizadas na rede mundial. O professor prometeu caprichar ainda na qualidade de apresentação das aulas, para qua haja um maior poder de absorção por parte dos telespectadores, que na época de exibição estarão às vésperas do vestibular 2009.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Pesquisa NoMinuto/Consult

Prof. Luis Carlos: "O eleitor está preocupado com os problemas que vive em seu dia a dia".

A pesquisa divulgada recentemente, através do semanário NaSemana, publicação do portal NoMinuto, teve a seguinte pergunta:

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para vereador?

Para esta pergunta 68,92% dos entrevistados disseram não saber em quem votaria.

Recentemente, o vereador prof. Luis Carlos falou sobre a corrida de alguns políticos pela campanha de 2010. Na opinião do professor o eleitorado não está preocupado com os pleitos antecipados e sim com as situações agravantes, que, devido a má legislatura, são obrigados a passar diariamente. Os números desta pesquisa comprovam sua opinião.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Comissão de Educação, Cultura e Desporto faz reunião

Franklin Capistrano, prof. Luis Carlos e Hermano Morais: constituição da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

A comissão de Educação, Cultura e Desporto reuniu-se nesta quinta-feira (15/05) para tratar de soluções para o desenvolvimento do esporte amador na cidade do Natal.
Prof. Luis Carlos é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto e tem como base de seus trabalhos como vereador o esporte - além da educação e o meio-ambiente - pois acredita que o incentivo ao esporte trás benefícios diretos para a cidade.
A reunião serviu para dar espaço para membros de entidades que lidam com esporte que não puderam ser ouvidos na primeira audiência, que ocorreu no dia 10 de abril, e nortear soluções junto aos órgãos públicos responsáveis.

Padre Eugênio recebe título de Cidadão Natalense

O padre Eugênio Alexandre Gomes de Souza é o mais novo cidadão natalense. Em solenidade na última sexta-feira (9), a Câmara Municipal do Natal, atendendo a uma proposição do vereador Prof. Luís Carlos (PMDB), concedeu o título honorífico ao padre pernambucano.

Há cinco anos em Natal, o jovem padre desenvolve importantes ações na capital, como o Dia da Comunidade com o Padre. Nesta iniciativa, uma vez por semana o pároco fica integralmente junto à comunidade, percorrendo todo o bairro, visitando doentes, recebendo a confissão dos fiéis e conhecendo de perto a realidade das pessoas.

Atualmente, o padre é coordenador geral das Vocações Missionárias, que vai desde o estado de Alagoas até o Rio Grande do Norte, e também foi convidado a compor o Secretariado de Vida Apostólica da Vice-Província, onde organiza os retiros, formações e celebrações para todos os padres e irmãos redentoristas.

“Considerando tão nobre pessoa e os serviços que tem prestado à nossa cidade, fico feliz que a Câmara Municipal do Natal tenha o privilégio de fazê-lo um cidadão natalense”, disse o vereador Luís Carlos.


Foto: Elpídio Júnior
Fonte: CMN

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Comentário em Sessão Ordinária

Prof. Luis Carlos faz um pequeno comentário envolvendo a qualidade da água da cidade e a segunda guerra mundial.

Luis Carlos no programa Com a Palavra o Vereador

Luis Carlos fala sobre seu projeto de padronização de cercas elétricas e o lançamento da segunda edição de seu livro: Vereador: Suas Proposituras e Esclarecimentos do Processo Legislativo.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Com a Palavra o Vereador


O vereador Luis Carlos fez mais uma participação no programa da TV Câmara, o Com a Palavra o Vereador, que será exibido logo mais.
Ele falou de seu projeto que regulamenta e padroniza o uso de cercas elétricas no município. O projeto foi bem estudado, passou pelas comissões e agora está sendo encaminhado para a sansão do prefeito Carlos Eduardo.
Anunciou também o lançamento da segundo edição de seu livro - Vereador: Suas Proposituras e Esclarecimentos do Processo Legislativo -, que , além de um síntese de seus trabalhos a frente do legislativo municipal, fala das atribuições de um vereador, o que seria ações inconstitucionais para um vereador, coeficiente eleitoral e muito mais.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Livro do vereador para download

Esse é um livro para quem é, ou pretende ser, vereador. Tratando dos trâmites que concerne o bom ato de legislar: como desenvolver um projeto de Lei, de resolução, moção, emendas, comissões, modelo, requerimentos, entre outros documentos que faz-se necessário circular dentro da casa dos edis durante o mandato, todos com exemplos para servir de modelo; além de fazer um apurado do primeiro ano de mandato do prof. Luis Carlos, exemplos reais do funcionamento do coeficiente eleitoral, entre outros mais.
A segunda edição, com mais informações sobre hierarquia política, o real propósito de um senador, deputado e vereador, bem como uma síntese do mandato do vereador Luis Carlos até a atualidade, será lançada em breve.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Projetos de Lei serão votados no fim do mês

Prof. Luis Carlos com dois projetos em fase final de aprovação.

O prof. Luis Carlos aguarda a votação de dois projetos de Leis de sua autoria, todos com substancial contribuição ao meio-ambiente. O Projeto de Lei nº 019/2008 que propõe a troca de sacolas plásticas, que levam até 300 anos para se decompor, por sacolas oxi-biodegradáveis, que, dependendo de sua composição levam de 180 dias a 3 anos para se decomporem.
Outro Projeto é sobre a construção de sumidouros em prédios com áreas superior a 500 metros quadrados na cidade de Natal. A medida visa aumentar o escoamento das águas pluviais, evitando, assim, os alagamentos que muito transtorno causam aos natalenses. Além disso, o escoamento das águas da chuva direto para o subsolo diluirá a quantidade de nitrato, substância cancerígena que tem seu limite máximo para consumo humano ultrapassado em vários poços da cidade.
O vereador Luis Carlos, com os projetos em trâmite final no legislativo, acredita que serão aprovados pelo executivo, pois todos foram projetos bem estudados e propõe melhorar a qualidade de vida da população generalizadamente.

Foto: Elpídio Júnior