terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SUPERMERCADOS DE NATAL ADOTAM MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


O vereador professor Luis Carlos encaminhou votos de congratulação ao WAL-MART (Bompreço) e CARREFOUR, pela sua conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
O WAL-MART implementou em suas lojas a coleta de óleo de cozinha para reciclagem.
Quando jogamos o óleo de cozinha pelo ralo, estamos contaminando nosso solo – cada litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água, o equivalente a quantidade de água que uma pessoa bebe em 14 anos!
Outras conseqüências são o entupimento das redes de esgoto e aumento da emissão de gás metano (um dos responsáveis pelo efeito estufa), quando em contato com a água do mar.
Esse programa da WAL-MART contempla todo o Brasil, alcançando 300 lojas até 2009. A atitude do supermercado ainda tem uma conotação social, pois ajuda a manter em seus empregos cerca de 2.500 catadores, através de parcerias com 50 cooperativas (números do projeto nacional, incluindo Natal).
Se cada supermercado fizesse o mesmo procedimento e a população fosse conscientizada, estaríamos prestando um grande serviço a nossos filhos e netos, preservando a qualidade vida.
Atualmente a Prefeitura já conta com a coleta seletiva em parte da cidade, mas a implantação desse serviço não contou com uma campanha sobre os benefícios da reciclagem.
Já a rede CARREFOUR está se organizando para lançar no mercado natalense suas sacolas plásticas reutilizáveis.
As sacolas plásticas convencionais levam um período estimado em 300 anos para se decomporem normalmente ao serem lançadas no meio ambiente sem que haja um tratamento de seus resíduos.
Na cidade de São Paulo, 18% de todo o lixo recolhido se trata de sacolas plásticas. Em Natal não temos estudo que nos conscientize do número real, mas o número deve variar em torno da mesma porcentagem paulistana.
Antenado com a proteção do meio ambiente, o vereador professor Luis Carlos já havia elaborado um Projeto de Lei tratando da substituição de sacolas plásticas pelas oxi-biodegradáveis, cujo tempo de decomposição na natureza é em torno de 3 anos.
Além desse Projeto, o vereador é autor de outro que trata da construção de sumidouros em prédios com mais de 500m2, que beneficiaria diretamente a preservação das águas de nosso subsolo e evitaria riscos de inundação durante o período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário