domingo, 25 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Candelária lança BLOG!


Os moradores da Candelária criaram um blog onde publicam as notícias, necessidades e demais fatos relevantes para aquele bairro tradicional de nossa cidade.


Nós parabenizamos a iniciativa organizada pelos moradores e aproveitamos para divulgar em nosso BLOG e site o endereço para acessos ao PORTAL DA CANDELÁRIA.



CMN discute instalação de ECOPONTO em Candelária

A Câmara Municipal do Natal realizou uma audiência pública na manhã desta quinta-feira (22) para tratar da instalação do Ecoponto no bairro de Candelária. A iniciativa partiu do vereador Luís Carlos (PMDB), que disponibilizou o horário da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.
De acordo com os moradores, o espaço onde seria depositado entulhos de construções e podas de árvores, não deveria ser feito no local escolhido, porque oferece riscos à população.

O Ministério Público pediu a suspensão das obras porque as licenças e os relatórios de impacto da obra apresentados são genéricos ou estão com a validade vencida. Um ponto que preocupa os moradores é que o Ecoponto está sendo construído ao lado de um poço de água potável da CAERN. Os moradores dizem que não foram consultados e só descobriram do que se tratava a obra depois que uma placa foi instalada, mais de um mês depois do início das obras.

De acordo com o representante dos moradores, Victor do Vale, não há um projeto de lei regulamentando as instalações de ecopontos. “Segundo a Urbana o Ecoponto não recebe lixo orgânico, no entanto tememos que no futuro este seja mais um problema para a comunidade”, opina.

O representante da Urbana, Aroldo Martins, explicou que a decisão do Ministério Público está sendo cumprida. Aroldo apresentou slides sobre o funcionamento e a disposição do lixo nos Ecopontos de Natal. Conforme a apresentação, os resíduos que os carroceiros coletam são depositados em locais irregulares. A Urbana retira diariamente resíduos irregulares levando a gastos orçamentários dispensáveis com a instalação do Ecoponto.

Os Ecopontos são projetados para receber restos de construção civil, resíduos recicláveis e óleo de cozinha usado. “Temos um gari permanetemente e um fiscal para garantir que outros tipos de resíduos não sejam depositados. O funcionamento do Ecoponto será das 7h às 18h”, explica. Vamos estudar um novo ponto e convocar a comunidade através de uma nova audiência pública para implantar em acordo com a comunidade o Ecoponto de Candelária”, explica Aroldo.

A representante da CAERN, Paula Ângela, reconhece as benfeitorias que a instalação do Ecoponto traz, no entanto explica que é necessário que a localização desses coletores seja consultada à CAERN. “Essa disposição de lixo pode levar a contaminação do lençol freático. Precisamos levar em consideração a preservação do meio ambinete. Recomendo que a CAERN tome conhecimento da instalação antes de implantar os Ecopontos”, explica. Outra sugestão é a de agregar ao projeto um programa de educação ambiental. “Pode acontecer das pessoas depositarem lixo orgânico nos contãineres, não podemos confiar somente nos fiscais. É preciso educar ambientalmente a comunidade”, alerta.

Participaram da audiência os vereadores Ney Júnior (DEM), Hermano Morais (PMDB) e Sargento Regina (PDT). O vereador George Câmara (PC do B) enviou ofício justificando ausência.
FONTE:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Plano de Cargo e Carreira do educador infantil é aprovado na CMN

Os vereadores aprovaram na tarde desta terça-feira (20) o Plano de Carreira e Remuneração do Cargo de Educador Infantil do município do Natal. O Projeto de Lei Complementar, enviado pelo Chefe do Executivo, foi votado em segunda discussão, depois de passar por longo processo de debates.O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Natal, vereador Luis Carlos (PMDB), informou que foi preciso um ano e dois meses para que o plano fosse preparado. "Essa Casa criou um elo, trazendo para as discussões tanto os principais interessados, que são os educadores, como a Secretaria de Educação", afirmou.Luis Carlos explicou ainda que com a aprovação, os educadores terão suas carreiras constituida em definitivo. "Essa lei vai esatabelecer o ordenamento jurídico. A partir de agora, as categorias estão definidas dentro de um plano, o que dá segurança para os professores, que tanto batalham para melhorar a nossa sociedade".Entre os pontos do projeto aprovado nesta tarde, estão a redução da jornada de trabalho dos educadores infantis, extensão para 45 dias de férias para os coordenadores e, principalmente, o direito as promoções.A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Fátima Cardoso, comentou a importância da matéria votada. "Isso é um reflexo da luta dos educadores infantis. Pela demonstração de força que a categoria deu, não há nada mais justo do que essa aprovação. Agora, eles terão direito as promoções verticais e horizontais", ressaltou.Ainda de acordo com Fátima Cardoso, a redução da jornada de trabalho diminuiu em 10 horas a quantidade do serviço prestado por semana. Antes, os educadores trabalhavam 40 horas semanais e agora terão uma jornada de 30 horas. No total, o Sindicato dos Trabalhadores em Eduação estima que 630 professores serão beneficiados com o projeto.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PCCS dos educadores infantis segue para votação

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reuniu nesta quinta-feira (15) mais uma vez para debater o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos educadores infantis do município. O debate partiu da iniciativa do vereador Luis Carlos (PMDB). O PCCS será votado na próxima terça-feira (20).Segundo a presidente do sindicato dos educadores, Fátima Cardoso, das mais de vinte emendas apresentadas somente não houve consenso em uma delas que trata da licença prêmio. “Houve uma negociação das propostas e acredito que a votação será enxuta e significará uma conquista para o sindicato e para os educadores infantis. Chegamos a esta reunião com ganhos significativos”, relata. De acordo com Fátima Cardoso, o conjunto das propostas está consensualizada e a votação servirá apenas para oficializar e registrar o processo.A medida atinge 450 educadores infantis que trabalham nos 57 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Natal. Desde julho de 2009 foi formada uma comissão especial de estudo para implementação do PCCS formada por várias instituições, além da representação dos vereadores Luís Carlos (PMDB) e Edvan Martins (PV). Para o vereador Luis Carlos as discussões anteriores à votação vêm facilitando o trâmite. “Temos um luta a mais de um ano e meio, sendo fruto de discussões ocorrendo um grande avanço. Esta tranqüilidade das negociações certamente refletirá em uma votação sem transtornos”, declara o parlamentar.
fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br/