quarta-feira, 26 de novembro de 2008

HISTÓRICO DO VEREADOR PROF. LUIS CARLOS


Meu engajamento na vida política começou há muito tempo, como conseqüência do meu envolvimento no desenvolvimento social do bairro de Potilândia, quando fui eleito de forma expressiva para presidente do Conselho Comunitário e comecei a perceber que poderia contribuir para incrementá-lo.
Elaborei uma programação para comemorar as datas festivas – dia das mães, dias dos pais, dias das crianças, Natal etc, além de coordenar e dirigir o Gabarito Colégio e Curso, oferecendo bolsas e mensalidades mais em conta. Ajudei com doações os times de futebol locais e organizei campeonatos no bairro.
Fui levando as coisas dessa maneira até que surgiram as primeiras propostas políticas para que eu saísse como candidato a vereador. As lideranças das comunidades em que eu trabalhava se mostravam entusiasmadas com a perspectiva e eu achei que essa nova direção no rumo de minha vida abriria mais possibilidade de atuação para aquele trabalho que eu já estava realizando há algum tempo.
Enfim, nas eleições de 2000, fui candidato pelo Partido Verde, obtendo 1696 votos, o que eu achei bastante razoável, em virtude de não ter experiência, recursos financeiros e nem apoio político suficiente. Esse foi o meu vestibular para a vida política.
O Partido dos Aposentados era a nossa legenda para concorrer às eleições de 2004, onde, conforme havia sido determinado, eu seria o Presidente Municipal. Juntamente com Ubaldo, Debinha, Rubens Alves, Cláudio Cavalcante, Júlio Protásio, Roberto Dias, entre outros, tratamos de formar uma chapa forte para elegermos de 2 a 3 vereadores em Natal.
A entrega da presidência não foi feita, então, fomos para o Partido Verde.
O resultado desse processo foi a eleição de dois vereadores do Partido Verde, Júlio Protásio e eu, com a totalidade de surpreendentes 36.701 votos, fato que me deixou bastante satisfeito, pois eu sentia que o Partido teria condições de crescer mais ainda com o engajamento dos que colaboraram conosco, uma vez que a sua força estava expressa ali, na forma de votos.

Infelizmente as coisas começaram a desandar depois das eleições.
Nosso Partido resolveu mudar o apoio para Luis Almir, candidato a prefeito, no segundo turno, em detrimento de meus argumentos sobre continuar com uma mesma linha de comportamento político. Eu buscava respeitar, sobretudo, os eleitores que estavam cientes do nosso apoio ao atual prefeito e então candidato, Carlos Eduardo, e que haviam votado em nosso Partido por concordar com essa postura.
Foi aí que se deu o primeiro racha do Partido Verde, uma vez que eu segui minha consciência e continuei a apoiar Carlos Eduardo, afinal era a mesma eleição.
O que eu poderia esperar ou como me admitir num partido que tem uma linha comportamental influenciada pelos momentos e não pelo compromisso com seus quadros e com os eleitores? Foi esse o questionamento que me veio à cabeça durante todo o tempo que eu vi a postura do partido mudar conforme a direção do vento, sem que houvesse nenhuma possibilidade de diálogo, nenhuma recondução...
Naturalmente, as conversações me levaram ao Partido Socialista Brasileiro, que eu havia seguido indiretamente há muito tempo. Porém, fiquei abandonado no Partido e resolvi sair e apoiar o senador Garibaldi no 1º e 2º turno das eleições de 2006.

Passei alguns meses como vereador sem legenda e durante esse tempo fui convidado pelo Senador Garibaldi Alves para participar do PMDB, tendo antes recusado outros convites por outros partidos.

Continuo exercendo o meu mandato de vereador com a coerência que sempre me norteou, mas confesso que o professor em mim sempre fala mais alto e eu não pude me afastar dessa profissão que me encanta e que considero tão importante! Ainda dou aulas para vestibulares, numa parceria com a TV União – CABO – Canal 22, conforme horário publicado no www.profluiscarlos.com.br e profluiscarlos.blogspot.com.

Continuo a exercer a minha função de professor, porque essa é a minha profissão de fato e de coração, sendo a política apenas a extensão ou um caminho paralelo a seguir no auxilio de meu objetivo, como ex-aluno de escola pública, de lutar por uma educação de qualidade para TODOS os brasileiros, o que infelizmente é uma realidade que ainda está muito distante.

Educação é tudo, meus amigos!

Atualmente rumo para o segundo mandato, quando fui reeleito com a ajuda de 6.053 natalenses que nos reconheceram como sua melhor opção para a Câmara Municipal do Natal, o que me deixa bastante lisonjeado e empenhado a (com a confiança adquirida e a experiência do mandato anterior) fazer uma atuação correspondente a expectativa de meus eleitores!

Por reconhecimento a minha atuação, fui homenageado algumas vezes, tendo recebido mais recentemente as condecorações:
MEDALHA DOS INCONFIDENTES – Comenda do Instituto Tiradentes/MG, que é conferida a prefeitos, vereadores e personalidades que atuam e exercem seus mandatos com respeito à cidadania.
MEDALHA DO SISTEMA SESC – Pelo reconhecimento ao nosso trabalho realizado junto ao esporte potiguar.

Meu mandato tem reconhecimento por parte dos colegas vereadores, visto que tenho sido indicado para ser o representante da Câmara em eventos diversos, assim como ser convidado para participar de reuniões em outras cidades do Estado a fim de consolidar a Federação das Câmaras – FECAM.
Meus esforços passam através do Plano Decenal, na conquista da carteira de estudante, fardamento e agenda gratuitos, assim como a Lei, já aprovada, que determina 30% do arrecadado no município seja investido na educação até o ano 2008.

Vereador professor Luis Carlos

terça-feira, 18 de novembro de 2008

AULÕES PARA O VESTIBULAR DA UFRN!!!


AULÕES DE TODAS AS MATÉRIAS PARA O VESTIBULAR DA UFRN TODAS AS NOITES ATÉ O FINAL DAS PROVAS, SEMPRE DAS 20 ÀS 23H.

AULÕES COM UMA EQUIPE FORMADA POR ALGUNS DOS MELHORES PROFESSORES DA CIDADE, SOB A COORDENAÇÃO DO VEREADOR PROFESSOR LUIS CARLOS!
20H30 - TV UNIÃO - CABO - CANAL 22!

É O PROFESSOR LUIS CARLOS JUNTO COM VOCÊ NA APROVAÇÃO DO VESTIBULAR!

BOA SORTE!!!

Vejam dez dicas para levar vantagem nas provas do vestibular:

1) Durma sempre no mesmo horário. Não use o período da noite para estudar um pouco mais ou terminar aquela matéria. O cansaço extra não compensa;

2) Faça exercício físico regularmente, pois o cérebro tem muitas áreas motoras que participam do aprendizado. Mas não exagere, nada de correr 40 km. Passeie com o cachorro, faça caminhadas leves;

3) Se não consegue fazer todos os exercícios sugeridos, é porque está incorporando conhecimento. Isso torna o raciocínio mais lento. Lembre-se que tendemos a fazer o que é automático mais rápido;

4) Evite ficar na cama remoendo idéias e rolando de lá para cá. Se não conseguir dormir em 30 minutos, levante-se e vá para a sala. Leia um romance. Quando o sono vier, volte para a cama.

5) Tire televisão e computador do quarto. Checar e-mail e ir dormir é o mesmo que levar problemas para a cama. Somente é permitido fazer isso até uma hora antes do horário de dormir.

6) Evite café, chocolate, refrigerantes tipo cola e guaraná e chá mate ou preto no início da noite, pois contêm cafeína, e prefira alimentos leves antes de dormir;

7) Aprenda a respirar direito, relaxe. Não se preocupe tanto com o futuro, pois a ansiedade imobiliza;

8) A preparação para o vestibular deve ser planejada. Não adianta sobrecarregar-se, dormindo tarde e acordando cedo, para tentar aprender em um mês o volume de matérias de um ano;

9) Encare as várias provas como o trabalho que você tem todos os dias. Vá a cada uma delas e dê o melhor;

10) Pode ser que você precise de mais horas de sono, pois está aprendendo, e isso exige, às vezes, cochilos para o cérebro refazer suas reservas. Isso não é preguiça, é normal.

Dicas extraídas do yahoo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CMN DISCUTE OBRAS DE DRENAGEM NA ZONA SUL DE NATAL

Foto: Elpídio Junior

Na manhã desta quarta-feira (5), a Câmara Municipal do Natal promoveu uma audiência pública para que as obras de drenagem e pavimentação em Capim Macio, Cidade Jardim e Neópolis fossem discutidas com autoridades do município, moradores e vereadores de Natal.
O vereador Luís Carlos (PMDB), propositor da audiência, diz que moradores de Pirangi e Jiqui estão preocupados com o destino das águas.
Com os recentes problemas de inundações nas localidades, as pessoas que residem no local acreditam que o desvio das águas de Cidade Jardim e Capim Macio para as lagoas de captação da região irão contribuir ainda mais para os alagamentos nos outros bairros.
“Temos que parabenizar e admitir que as obras de drenagem na cidade são importantes, mas não podemos simplesmente retirar o problema de um bairro e levá-lo para outro”, argumentou Luís Carlos.
No entendimento do parlamentar, a Semov e a Caern deveriam deslocar as águas das chuvas em Cidade Jardim e Capim Macio para a lagoa do Jiqui, que abastece parte de Natal e algumas cidades do interior. “Ela é uma lagoa que precisa de mais água, e as lagoas de captação já estão subdimensionadas”, explicou.
Também participando da reunião, membros da Caern fizeram uma explanação sobre a estrutura da bacia de Capim Macio e do grande alcance das obras de drenagem no local, que atenderão a 70 mil pessoas, aproximadamente. Porém, com relação ao destino das águas, os técnicos informaram que a maior possibilidade é a utilização do emissário submarino, que ainda deverá ser construído.
O engenheiro Francisco Pereira Júnior, técnico da Semov, informou que a intenção da Prefeitura é construir uma adutora que leve a água de Neópolis até a grande lagoa do Jiqui e Nova Parnamirim, mas em um projeto que ainda deverá ser licitado. No entanto, o técnico afirma que a drenagem em Neópolis será finalizada ainda neste ano e amenizará o problema no bairro.
"O que nós queríamos é que esse projeto de levar as águas para outras lagoas, que não as de Neópolis e Pirangi, fosse executado o mais rápido possível, porque essas lagoas já não suportam a quantidade de água no período de chuvas", lamentou Luís Carlos.

Extraído do site da CMN, em 06/11/2008.