sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Ministério da Educação reajusta piso salarial dos professores
O piso salarial dos professores da rede pública do Brasil passará de R$ 950 para R$ 1.024,67 em 2010. O reajuste foi anunciado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
A lei do piso foi aprovada em 2008 e a categoria é a única no País a ter um salário mínimo próprio. Em 2009, segundo uma regra de transição, os municípios podiam pagar até dois terços do mínimo fixado. Quando a lei foi aprovada, cerca de 37% dos professores do País recebiam menos do que o piso.
Estudo feito pelo MEC neste semestre mostra que o salário médio de professores do País era de R$ 1.527 em 2008. Uma pesquisa da USP indicou que o professor de ensino fundamental da rede pública recebe, em média, 11% mais do que o da rede privada.
fonte: http://www.nominuto.com/noticias/brasil/ministerio-da-educacao-reajusta-piso-salarial-dos-professores/44428/
domingo, 27 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Orçamento: vereador sugere mudanças em investimentos da Secom
Luís Carlos quer remanejamento de recursos para a Defesa Social; emenda consensual determina 15% dos investimentos para propaganda educativa.
O parlamentar apresentou proposta de alteração no projeto do Executivo, repassando R$ 600 mil dos recursos previstos para os investimentos da Secom para a Secretaria de Defesa Social. “Uma pasta importante como a Defesa Social tem previstos apenas R$ 300 mil em investimentos, por isso propus que R$ 600 mil dos R$ 13 milhões sejam transferidos da Secom para ela. Acho que não é problema”, afirmou o vereador. No entanto, não há acordo da oposição e situação em torno da emenda. “Vamos discutir em plenário”, explicou.
Outra proposta do parlamentar diz respeito ao destino dos investimentos da Secom. Luís Carlos tinha a intenção de determinar que 30% dos recursos da Secom para propaganda fossem utilizados em divulgação educativa e 10% em propaganda educativa voltada para crianças e adolescentes. O relator, Edivan Martins, sugeriu um meio termo que foi aceito por Luís Carlos.
“Ele (Edivan Martins) me perguntou se poderia retirar as duas emendas e fizesse outra que determinasse investimentos em propaganda educativa de 15% do valor total de investimentos da Secom. Concordei e acho que está razoável”, explicou o vereador.
Remanejamento
Sobre os limites de remanejamento do Executivo, o OGM sugeriu que o teto fosse de 20%, o que não é aceito pela maior parte dos parlamentares. Luís Carlos apresentou uma emenda que prevê o limite para o remanejamento em 5%. “Ainda não recebi a resposta se haverá consenso, ou se rejeitarão a emenda. Vamos esperar”, disse Luís Carlos.
fonte: http://www.nominuto.com/noticias/politica/orcamento-vereador-sugere-mudancas-em-investimentos-da-secom/43917/
Sinte-RN recebe homenagem na CMN
foto: Assessoria de CMN
A Câmara Municipal do Natal homenageou nesta quinta-feira (10) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte. O Sinte-RN, como é conhecido, completou 20 anos de fundação e recebeu as congratulações em Sessão Solene proposta pelo vereador Luis Carlos (PMDB).
Fundado em no dia 2 de setembro de 1989, foi através deste Sindicato que professores e demais funcionários da rede pública de ensino passaram a reivindicar as melhorias trabalhistas de forma mais articulada. Com isso, o vereador Luis Carlos destacou que a partir daí, o Sinte-RN se consolidou como um dos mais importantes e respeitados sindicatos do Estado.
“Ao longo de toda sua história, o Sinte-RN participa ativamente e influencia a vida política do Estado. Prova disso é que antes o cargo de secretário de educação, por exemplo, funcionava como uma ponte para a Assembleia Legislativa. O sindicato tem somado conquistas históricas em favor dos trabalhadores em educação como o Estatuto do Magistério, as eleições diretas para diretores das escolas, e mais recentemente, os Planos de Carreira”, afirmou.
Luis Carlos lembrou ainda que por ser educador conhece de perto a história da categoria. “Como professor, tenho muita honra de presta essa homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Temos muitas dificuldades, mas, se não tivéssemos o Sinte com certeza as adversidades seriam muito maiores”, lembrou.
O certificado em homenagem aos 20 anos do sindicato foi entregue a atual diretora, Fátima Cardoso. “Isso é o começo de um novo momento na história do Sinte. Essa Sessão é o reconhecimento de uma categoria que luta diariamente pelo desenvolvimento da educação do nosso Estado”.
Atualmente, o Sinte-RN é o maior em número de filiados, são mais de 20 mil. A filiação à Central única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) assume um efetivo papel de combate às desigualdades e às injustiças contra a categoria.
Durante a Sessão Solene, o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, jornalista Leilton Lima, subiu à tribuna da Câmara Municipal para agradecer a homenagem e comentar o trabalho da categoria ao longo dos anos.
“O sindicato atua com estratégias de lutas e tem uma historia de vitorias. Mas, o maior disso tudo é o objetivo final que é a educação. Sou filho de professora e acompanhei de casa as dificuldades que tem um professor. Essa é uma profissão extremamente importante. O movimento sindical ajudou a mudar a realidade dos problemas da educação. Mas, ainda há muito o que se conquistar”, avalia.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Comperve divulga data do resultado da 1ª. fase
terça-feira, 17 de novembro de 2009
AULÕES VESTIBULAR UFRN AGORA DIÁRIOS NA TV UNIÃO
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
ASSEC recebe homenagem pelos 30 anos de atuação no estado
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
CMN concede título de cidadão natalense a Carlos Moura
O ex-jogador Carlos Moura Dourado foi o grande homenageado nesta quinta-feira (12) na Câmara Municipal do Natal. Ele recebeu o título de cidadão natalense como proposição do vereador Luis Carlos (PMDB). “Por tudo que fez pela nossa cidade no esporte e agora no campo social, esta Casa presta uma justa homenagem à Moura”, disse.Carlos Moura nasceu em Brasília, em uma família com oito irmãos. Passou sua infância e adolescência em Brasília, onde estudou e se tornou profissional. Veio para Nordeste trazido pelo treinador Emerson Leão, jogando pelo Sport Futebol Clube, onde foi campeão e artilheiro do Campeonato Pernambucano. Depois de passar pelo Japão e retornar ao Sport, foi emprestado ao América. “A partir daí, sua história passa a se fundir com a do clube. Pelo América, conquistou títulos, inclusive o acesso à Série A”, destacou o vereador Luis Carlos. Moura encerrou sua carreira no ano de 2001, mas, como atleta disputou sete campeonatos brasileiros pela Série A.“Moura também voltou sua atenção para o social, fundando em 2004 uma escolinha no Jiqui. A partir de então, capacita jovens tirando das ruas, das drogas e colocando no esporte. Com isso, é uma honra pra mim como vereador entregar um título de cidadão natalense a esse desportista”, completou o autor da proposta.O ex-jogador, hoje com 45 anos, atuou por vários clubes brasileiros, como Sport e Paysandu, mas foi no América de Natal que ele se destacou e onde está atualmente como coordenador das categorias de base do alvirrubro.Em seu discurso de agradecimento, se disse honrado com titulo. “Vim de família humilde como a maioria dos jogadores de futebol e Deus colocou no meu caminho Natal. Tive uma receptividade muito boa aqui e fiz muitos amigos. Fico muito feliz em receber essa homenagem é muito gratificante ter o reconhecimento”.Também esteve presente a Sessão Solene o vereador George Câmara (PCdoB). Já o vereador Hermano Morais (PMDB) justificou ausência por está representando a Câmara Municipal do Natal em Brasília.http://www.cmnat.rn.gov.br/
Com emenda, projeto que beneficia servidores do Projovem é aprovado
Depois de encartar uma emenda, a Câmara Municipal do Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei que garantirá o pagamento do salário aos servidores do Projovem Urbano. Agora, o grupo de qualificadores não terá desconto em tributos como INSS e FGTS. A proposta aprovada nesta quarta-feira (11) segue para sanção por parte do Executivo Municipal.CMN vota projeto e garante pagamento aos servidores do Projovem
A garantia de pagamento aos servidores do Projovem Urbano foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal do Natal, nesta terça-feira (10). A votação do Projeto de Lei 379/2009, de autoria do Chefe do Executivo Municipal, estava prevista para acontecer na semana passada, mas, devido à necessidade de se analisar melhor a proposta, os vereadores adiaram a discussão para esta semana.Com isso, o projeto de alteração na Lei nº. 5.720, de 10 de abril de 2006, que dispõe sobre a contratação temporária no âmbito dos programas especiais de educação, na rede pública municipal de ensino, começou a ser votada nesta terça-feira. O relator da proposta e presidente da Comissão de Educação da CMN, vereador Luis Carlos (PMDB), explicou que o grupo de servidores tem pressa em resolver a situação.Isso porque eles estão sem receber desde o mês de julho. “O Projovem é programa federal, que foi regulamentado em 2006, quando foi feito processo seletivo para a contratação de servidores que atuam do projeto. No entanto, uma parte desses qualificadores e das merendeiras estava recebendo os recursos através de uma empresa terceirizada e essa empresa teve problemas na justiça”.Ainda de acordo com o vereador Luis Carlos, uma nova licitação foi feita, no entanto, a empresa vencedora também está com problemas na justiça. A partir daí, a Prefeitura decidiu transferir o pagamento para o próprio Executivo e enviou à Câmara Municipal do Natal o Projeto de Lei que altera a Lei de 2006.“É importante destacar que essa proposta que estamos votando não cria novos cargos temporários. Trata-se de uma readequação para que esses servidores não fiquem ainda mais no prejuízo”, ressaltou o vereador Luis Carlos.O vereador Raniere Barbosa (PRB) também falou durante as discussões e informou que deverá apresentar nesta quarta-feira (11) uma emenda ao Projeto de Lei. “Apresentarei uma emenda para não tenha mais desconto nos recursos repassados para esses servidores pelo Governo Federal”, disse.Em relação ao adiamento da votação, o vereador Hermano Morais (PMDB) explicou que havia necessidade em se esclarecer pontos da proposta e que, por isso, uma audiência foi realizada na manhã da última sexta-feira (6) com representantes da Prefeitura Municipal do Natal.“Nós fizemos isso para que a matéria fosse apreciada sem maiores atropelos. Sabemos que todos esses profissionais estão trabalhando com dificuldades, mas, temos que destacar que mesmo assim eles não abandonaram seus postos”, declarou Hermano Morais. Jogando pra plateia
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Mudanças do IFRN é tema de audiência na CMN
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto promoveu nesta quinta-feira (5), por iniciativa do vereador Luís Carlos (PMDB) uma audiência pública para discutir as mudanças do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Antigo CEFET-RN). Segundo o vereador, esse é o momento de apresentar à sociedade um retrato fiel de como está a evolução do instituto. “O IFRN é reconhecidamente um modelo de educação no estado e hoje temos a oportunidade de divulgar a experiência dos avanços que vem acontecendo durante os cem anos de existência”, ressalta o parlamentar.O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira, relatou fatos importantes da história centenária do instituto. Segundo ele, a instituição passou por diferentes momentos como a Escola de Aprendizes Artífices, Escola Industrial, Escola Técnica Federal (ETFRN), Centro Educacional Federal de Educação Tecnologica (CEFET) e atualmente como IFRN. O reitor destacou a expansão do Instituto pelo estado. “Há três anos contávamos com duas unidades e hoje estamos com 11 unidades de ensino com mais de 11.000 alunos matriculados”, enfatiza. Existe ainda a perspectiva de construção demais três unidades em Parnamirim, Ceará-Mirim e São Gonçalo com o início da construção prevista para o próximo ano.
O principal ponto em pauta foi de assegurar a qualidade do ensino diante da expansão. Para Belchior, esse é um dos grandes desafios. “Para crescer e manter a qualidade que conquistamos durante todo o percurso histórico da instituição, contamos com a força do corpo técnico, professores qualificados e comprometidos com o ensino de qualidade. Trabalhamos com o programa de inclusão social, que é uma referência nacional, quando reservamos 50% das vagas para alunos do ensino público”, explica.
Participaram da audiência a representante da Secretaria de Educação do Estado, Ana Zélia, o representante da federação dos municípios do estado, Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, o vice-presidente do sindicato dos técnicos (Sintec), Manuel Jusselino, o professor do IFRN, Willys Farkat. O vereador Hermano Morais(PMDB) esteve presente durante o debate.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Vereador diz que Micarla está “perdida” na Prefeitura

Quarta-feira, 28/10/2009 às 15h25
Por Júlio Pinheiro
http://www.nominuto.com/noticias/politica/vereador-diz-que-micarla-esta-perdida-na-prefeitura/40819/
sábado, 24 de outubro de 2009
Hermano é reeleito presidente do PMDB e cobra atenção de líderes

“A lição tomada em 2008 deve servir de parâmetro para que não cometamos os mesmos erros em 2010”, disse, em referência à campanha para a prefeitura de Natal, em que o diretório municipal não foi consultado pelos líderes estaduais.
De acordo com ele, nem o deputado Henrique Alves (PMDB) nem o senador Garibaldi Alves (PMDB) o procuraram para discutir o assunto.
O PMDB enfrenta uma divergência interna em relação ao apoio à candidatura majoritária: enquanto o deputado defende aliança com a chapa aliada, o senador se aproxima cada vez mais da oposição.
O vereador garantiu que “está aberto” às discussões e que só tomará partido depois de um debate interno dentro da legenda.
Politicamente, no entanto, Hermano Morais já está com a oposição, já que em janeiro de 2009 decidiu ir de encontro à orientação estadual e apoiar a prefeita Micarla de Sousa (PV), que por sua vez é aliada ao DEM.
No ato, os vereadores Edivan Martins (PV) e o democrata Ney Júnior (DEM) disseram palavras de apoio ao presidente. Além deles, lideranças comunitárias e os deputados estaduais Poty Júnior (PMDB) e Walter Alves (PMDB) também prestigiaram Hermano Morais.
Ele deve se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa ano que vem. Além dele, a a chapa da Executiva é composta pelo vereador Luis Carlos como 1º vice-presidente e o ex-candidato à vice-prefeito de Natal, professor Luiz Eduardo Carneiro, como 2º vice-presidente.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Opiniões divididas no PMDB
Antonio Ricardo // Especial para o Diário de Natal
Luiz Carlos acredita que o PMDB contribuiu para que o nome de Rosalba se fortalecesse na eleição para o senado em 2006 e que as bases entenderam e aceitaram a união dos dois partidos. "Por isso que eu defendo a reprodução dessa aliança no próximo ano. O nosso partido ajudou na eleição de Rosalba, porque agora temos que deixar de lado? Sou favorável a que caminhemos juntos em 2010", afirmou. O vereador não considera a consolidação de um acordo entre PMDB e PT a nível nacional uma prerrogativa para a reprodução dessa aliança no estado. Segundo ele, já ficou provado que a aproximação entre os dois partidos não rendeu bons frutos. "Nem tudo que ocorre em Brasília pode ser feito aqui também, até porque os estados tem a sua peculiaridade. O maior exemplo foi a eleição do ano passado", reafirmou.
O deputado estadual Nélter Queiroz pensa diferente. Ele é um dos adebtos da tese do deputado federal Henrique Alves, que defende uma aliança entre PMDB, PT e PSB. Além disso, ele admite que o partido está dividido. "Uma parte quer ficar junto com o DEM, outra prefere uma parceria administrativa e ainda temos uma terceira divisão, que está esperando ter seus pleitos atendidos para tomar uma posição". O parlamentar disse que sente dificuldades em apoiar a reeleição de Garibaldi ao senado, caso se confirme um acordo entre DEM e PMDB. "O governo tem compromissos na minha região que acredito que serão cumpridos, por isso não tenho condições de seguir junto com esse grupo." Para Nélter, as declaraçoes de Garibaldi foram precipitadas. "Em nenhum momento Rosalba e José Agripino afirmaram que votariam em Garibaldi. Ele se precipitou em tomar essa postura e pode perder muito com isso", finaliza.
Diário de Natal - sábado, 17 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Parabéns! dia 15 de Outubro - Dia do Professor!
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
“Vovó Libânia” recebe título de cidadã natalense na CMN
O título foi uma proposição do vereador Luis Carlos (PMDB). “Fico muito grato em poder ter essa honra, como vereador e também professor. Até porque eu também venho do interior e minha mãe lecionava em casa. Então, são exemplos como esses que marcam. Educação é tudo e Vovó Libânia mostrou isso na prática”, destacou.
Durante a solenidade, o vereador Raniere Barbosa (PRB) parabenizou a proposição do colega e ressaltou que Vovó Libânia é merecedora dessa homenagem concedida pela Câmara Municipal do Natal. A filha e representante da homenageada agradeceu aos vereadores pelo título e informou o que foi dito pela sua mãe ao tomar conhecimento que se tornaria cidadã natalense.
“Ela me disse: ‘nunca imaginei que iria sair de um sítio em Currais Novos e hoje, ser homenageada na Câmara dos Vereadores em Natal’. Então, estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com minha mãe”, frisou Rosângela.
Libânia Medeiros de Lima nasceu na cidade de Currais Novos, em 14 de setembro de 1916. Desde cedo, a filha caçula de Francisco Sátiro de Medeiros e Maria Libânia Medeiros começou a seguir a tradição familiar. Com isso, aos 16 anos, foi intitulada professora pelo Grupo Capitão Mor Galvão.
No ano de 1950, Libânia se casou e realizou o sonho de morar na capital, onde passou a ensinar na Escola Estadual Theódulo Câmara, nas Quintas. Já nos anos 60, depois de aprovada em curso para professor, ingressou no Instituto Sagrada Família, onde lecionou por 14 anos.
Em 1972, a professora iniciou mais um grande desafio. Junto com sua filha criou a Escola Cristo Redentor com duas salas de aula e 70 alunos. Dez anos depois, surgia a famosa Escola Vovó Libânia, que durante 13 anos prestou serviços à educação natalense.
Com o crescimento dos seus pequenos alunos, a escola acompanhou a formação dos adolescentes e jovens passando a se chamar CELM, hoje, com uma unidade em Nova Parnamirim, ainda chefiada pela professora Vovó Libânia.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
Comissões da Câmara não têm funcionamento regular
sábado, 3 de outubro de 2009
Fiat e Potilândia decidem título da Copa Professor Luís Carlos
Final terá desfile de craques como Rômulo, Gito, Mirabeau, Baíca,José Wilde, Manoel Pacote (o artilheiro de Potilândia) Ivan, Moura, Nito, Ari, Pimenta e outros.O evento monopoliza as atenções, divididas somente pelos jogos da categorias “novos”, que se realiza simultaneamente, mas que ainda terá pelo menos mais cinco ou seis rodadas até o a grande final. O certo é que neste sábado (3) vai faltar chão no campo de minifutebol do bairro de Potilância, em frente à Viação Borborema.
O vereador, professor Luís Carlos, idealizador e promotor da Copa, além de jogador (ele é zagueiro dos bons da equipe finalista do Fiat), destaca a importância desse evento esportivo que tem como objetivo principal, não a briga pela conquista do título tão somente, mas principalmente promover o reencontro de ex-craques, amigos de sempre no bairro que tem muita tradição pelo amor ao futebol.
O desportista Nonato comanda a equipe do Fiat, enquanto Bezerril é o dirigente comandante do Potilândia. Depois do jogo, após premiação, será realizada um pagode com a devida cerveja e churrasco para todos, que ninguém é de ferro.
Por Edmo Sinedino
http://www.nominuto.com/esporte/futebol/fiat-e-potilandia-decidem-titulo-da-copa-professor-luis-carlos/39308/
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Bem-vindo, AULÃO TV!
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
CMN homenageia 50 anos de sacerdócio de Padre Pio Hensgens
A Câmara Municipal do Natal foi palco de homenagem a um dos padres mais queridos do Rio Grande do Norte. Pio Hensgens, mais conhecido como Padre Pio, recebeu referências na noite desta quinta-feira (17), pelos seus 50 anos de sacerdócio. A proposição partiu do vereador Luís Carlos (PMDB) e contou com a presença de importantes autoridades do estado. foto: Elpídio Júnior
terça-feira, 22 de setembro de 2009
UM APODIENSE A SERVIÇO DE NATAL
coluna “Em Destaque”
por Antonia Maia
Por ser educador e consciente do valor da educação, criou a Comissão Permanente de Educação, Desporto e Cultura.
Foi agraciado em seu mandato com a comenda do Sistema SESC por apoio ao esporte amador e recebeu a Medalha dos Inconfidentes - Comenda do Instituto Tiradentes / MG - conferida a prefeitos vereadores e personalidades que atuam e exercem seus mandatos com respeito à cidadania – e no mesmo evento realizou palestra sobre Ética na Política.
O Professor Luís Carlos é o grande orgulho da população apodiense na capital potiguar.
Vereador Luís Carlos – Na verdade, eu nunca pensei em ser vereador de Natal. Minhas férias e festas tradicionais (carnaval, semana santa, padroeira, vaquejada) sempre passava em Apodí. Porém , não vendo muitas ações de políticos no meu bairro (Potilândia) e cansado disto, lancei minha candidatura ao conselho comunitário do bairro. O candidatura a vereador foi conseqüência natural do processo político, lembra-se que nós apodiense carregamos a política no sangue.
O Vale do Apodi – Sair de Apodi e se destaca em natal é uma tarefa difícil,a quem o senhor credita todo o seu sucesso pessoal, profissional e político?
Vereador Luis Carlos – A minha família, aos amigos ,conterrâneo e, principalmente, a Deus.
O Vale do Apodi – Qual é o seu estilo de fazer política?
Vereador Luis Carlos - faço política voltada ao fortalecimento da construção de políticas públicas e em prol do coletivo.No coletivo,realizo trabalho voltado para a educação, esporte e á cultura junina. Aproveito para deixar meu blog, site, orkut e twitter para que possam acompanhar meu mandato. No blog existem mais de 200 aulas à disposição dos vestibulandos. site: http://www.profluiscarlos.com.br/ , blog: http://www.profluiscarlos.blogspot.com/ , orkut: profluiscarlos@yahoo.com.br e twitter: http://twitter.com/profluiscarlos .
O Vale do Apodi - O senhor está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Natal, o que destacaria como a maior conquista na qualidade de parlamentar?
Vereador Luis Carlos - Grande parte da população, até mesmo os vereadores, não conhece a função do vereador no processo político, os próprios vereadores criam projetos de lei inconstitucionais (criando despesas para o prefeito, o que não é possível). Observando isso, lancei um livro sobre o processo legislativo,para ajudar ao cidadão e aos próprios vereadores.
Vereador Luís Carlos – Projeto de Lei: substituição de sacolas plásticas que levam décadas para se decomporem por sacolas plásticas oxi-biodegradáveis (levam 6 meses) no comércio de Natal. O projeto de resolução: criação da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto e a medalha Chico Mendes para empresas ou cidadãos que contribuírem com o meio ambiente.
O Vale do Apodi - Você já teve algum projeto que achar relevante, mas que não passou na votação?
Vereador Luís Carlos - Sim, o projeto de compensação ambiental, algumas empresas e hotéis em Natal utilizam de geradores a óleo diesel para alimentar seu consumo, em certo período em que a COSERN cobra mais caro, poluindo assim a cidade. Nesse projeto, eles pagariam um imposto que seria utilizado na preservação de espaço ambiental.
O Vale do Apodi – Qual é a maior dificuldade na função de vereador?
Vereador Luís Carlos - A fiscalização das contas públicas tem um certo grau de dificuldade, o que me levou a fazer curso de pós- graduação em gestão públicas, já que a minha formação superior é em engenharia e física.
O Vale do Apodi - O que você espera da nova administração da prefeitura do Natal?
Vereador Luís Carlos - Não espero muita coisa administrativamente, mas só em ter mudado um ciclo de 20 anos de grupo político que comandava a prefeitura do Natal (grupo da governadora Wilma) já é importante para alternância do poder.
O Vale do Apodi - Qual foi a sua maior decepção na vida pública?
Vereador Luís Carlos - ter conhecido muitos políticos sem palavras.
O Vale do Apodi – Até aonde o senhor pretende chegar como político? Qual é a sua meta?
Vereador Luis Carlos - Sinceramente, não tive tempo para pensar nisso, sou um político independente e sem padrinho políticos. Mas tenho uma certeza: faço a minha parte na políticos e por isso sou reconhecido pela sociedade natalense! O resto o processo político se encarregará de apontar.
O Vale do Apodi - Apodi já teve representação na Assembléia Legislativa, o senhor já pensou em disputar uma vaga de deputado estadual para ser a voz de Apodi no legislativo potiguar?
Vereador Luís Carlos - muito me horária representar a minha cidade Apodi e espero um dia ter essa oportunidade, vejo o que o eleitor está a cada dia se posicionando melhor na escolha dos seus candidatos e isso é uma vantagem para o meu perfil de fazer política, mas como coloquei acima, o processo político se encarregará disso, junto com o amadurecimento do eleitor do RN.
O Vale do Apodi – Qual a mensagem que o senhor deixa para os seus irmãos apodienses?
Vereador Luís Carlos - Na vida: façam amigos, escutem os mais idosos e preservem o convívio com a família. Na política: fiquem indignados com as coisas erradas, mas nunca se afastem da política, pelo contrário, votem sempre de forma consciente e nunca, mas nunca mesmo vendam seus votos.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Câmara determina ampliação da transparência no Executivo
A Prefeitura Municipal do Natal deverá divulgar em seu site o calendário de vistorias e manutenções nos prédios públicos municipais e relatórios sobre quais serviços foram realizados. A determinação foi aprovada à unanimidade pela Câmara Municipal do Natal, durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (16).Proposto pelo vereador Luís Carlos (PMDB), o projeto de lei 285/09 foi aprovado em segunda discussão e os parlamentares vibraram com a iniciativa do parlamentar. Para os edis, a aprovação da ampliação da transparência é uma tendência nacional e será de grande valia à população e a todos que querem clareza sobre as prestações de conta do Executivo municipal.
“É um projeto que vai ajudar muito as pessoas que vivem o dia a dia da cidade, porque poderão saber o andamento das obras, além de ser uma forma para que estejam atentos ao investimento dos recursos públicos. Com esse projeto, estamos colaborando para a nossa cidade, com toda a certeza”, vibrou o vereador Luís Carlos.
A proposta, no entanto, ainda carece da promulgação por parte do Executivo. A expectativa dos vereadores é que a Prefeitura não seja contrária à proposta do Legislativo.
foto: Elpídio Júnior
fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br/
16/9/2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
domingo, 6 de setembro de 2009
MEC divulga universidades que tiveram cursos mais bem avaliados no Enade
O governo divulgou nesta quinta-feira o resultado do Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. As universidades federais do RS, Rio e Minas conseguiram a melhor avaliação no ano passado.
Quase 400 mil universitários de todo o país fizeram a prova. Dos mais de 7.300 cursos, avaliados, só 293 conseguiram a nota máxima.
Proporcionalmente, o Rio de Janeiro lidera o ranking de melhores cursos: 8,58% deles tiveram nota máxima. Na outra ponta da tabela, Alagoas: 12,33% tiveram nota mínima e um dado preocupante. Em todo o país 1.752 cursos tiraram as notas um e dois, as mais baixas da avaliação.
Na comparação entre instituições e privadas, as públicas continuam na frente: 8,65% dos cursos com nota máxima, contra 1,65% das particulares. As universidades federais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram às instituições mais bem avaliadas, cada uma teve onze cursos com nota máxima.
"Isto é o resultado desta combinação de bons professores. A grande maioria deles, 80% titulados com doutorado no Brasil e no mundo, uma boa pesquisa e uma boa pós-graduação, em todas as áreas, e também o fato de recebermos bons alunos", afirma o Reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena
O resultado do Enade é usado pelo Ministério da Educação para avaliar e cobrar qualidade das instituições de ensino superior. Se elas não melhorarem o desempenho por dois anos seguidos, os cursos podem ter o vestibular cancelado ou o número de vagas reduzidas.
Foi o que aconteceu nesta quinta-feira. 20 cursos em quatro estados tiveram o vestibular suspenso. Além disso, o MEC negou 357 pedidos de abertura de novos cursos.
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1292232-16021,00-MEC+DIVULGA+UNIVERSIDADES+QUE+TIVERAM+CURSOS+MAIS+BEM+AVALIADOS+NO+ENADE.html
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Para Vereador, PMDB deve repetir aliança ao DEM
Luís Carlos diz que no seu entendimento, um entendimento político com o DEM de apoio à candidatura da senadora Rosalba Ciarlini seria mais proveitoso para o PMDB e para a própria candidatura à reeleição do senador Garibaldi Filho. "A aliança com o DEM deu certo em 2006 e não vejo motivos para mudar agora, mas vou ouvir os argumentos de Henrique Eduardo e pode até ser que eu me convença de que uma aliança com o PSB seja melhor para o partido", observa o peemedebista. Questionado se participar da base de apoio do governo federal não seria importante e decisivo eleitoralmente para o PMDB e para a reeleição do senador Garibaldi Filho, Luís Carlos afirmou: "Não questiono a popularidade do Presidente Lula, mas transferir votos é outra coisa bem diferente".


