quinta-feira, 27 de maio de 2010

Convite: ARRAIÁ DO PROFESSOR


ARRAIÁ DO PROFESSOR,
com Brilhantes do Forró

Sexta-feira, 28/05 das 20 até 1h da madrugada.

Será na rua Jornalista Alex Gurgel (pela Eng. Roberto Freire, entre a L.Cirne e o Armazém Pará), em Capim Macio.

sábado, 22 de maio de 2010

Entrevista na TV Câmara - Natal-RN


Veja a continuação na Área de downloads +vídeos:.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

DOMILSON RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE



No dia 25/05, o vereador professor Luis Carlos vai ter a honra de entregar o Título de Cidadão Natalense ao pessoense senhor Domilson Damázio da Silva, professor universitário, incentivador do esporte natalense que, além de atuar em cargos de direção nessa área, foi também desportista.
Ex-militar, advogado, marçon, cidadão atuante em nossa cidade, o senhor Domilson já recebeu várias homenagens pelos serviços prestados a esta Capital e agora terá o reconhecimento de seus serviços pela Câmara Municipal do Natal!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Feliz dia das Mães!


O Vereador Professor Luís Carlos deseja a todos um Feliz dia das Mães neste domingo, 9 de maio de 2010!

domingo, 25 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Candelária lança BLOG!


Os moradores da Candelária criaram um blog onde publicam as notícias, necessidades e demais fatos relevantes para aquele bairro tradicional de nossa cidade.


Nós parabenizamos a iniciativa organizada pelos moradores e aproveitamos para divulgar em nosso BLOG e site o endereço para acessos ao PORTAL DA CANDELÁRIA.



CMN discute instalação de ECOPONTO em Candelária

A Câmara Municipal do Natal realizou uma audiência pública na manhã desta quinta-feira (22) para tratar da instalação do Ecoponto no bairro de Candelária. A iniciativa partiu do vereador Luís Carlos (PMDB), que disponibilizou o horário da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.
De acordo com os moradores, o espaço onde seria depositado entulhos de construções e podas de árvores, não deveria ser feito no local escolhido, porque oferece riscos à população.

O Ministério Público pediu a suspensão das obras porque as licenças e os relatórios de impacto da obra apresentados são genéricos ou estão com a validade vencida. Um ponto que preocupa os moradores é que o Ecoponto está sendo construído ao lado de um poço de água potável da CAERN. Os moradores dizem que não foram consultados e só descobriram do que se tratava a obra depois que uma placa foi instalada, mais de um mês depois do início das obras.

De acordo com o representante dos moradores, Victor do Vale, não há um projeto de lei regulamentando as instalações de ecopontos. “Segundo a Urbana o Ecoponto não recebe lixo orgânico, no entanto tememos que no futuro este seja mais um problema para a comunidade”, opina.

O representante da Urbana, Aroldo Martins, explicou que a decisão do Ministério Público está sendo cumprida. Aroldo apresentou slides sobre o funcionamento e a disposição do lixo nos Ecopontos de Natal. Conforme a apresentação, os resíduos que os carroceiros coletam são depositados em locais irregulares. A Urbana retira diariamente resíduos irregulares levando a gastos orçamentários dispensáveis com a instalação do Ecoponto.

Os Ecopontos são projetados para receber restos de construção civil, resíduos recicláveis e óleo de cozinha usado. “Temos um gari permanetemente e um fiscal para garantir que outros tipos de resíduos não sejam depositados. O funcionamento do Ecoponto será das 7h às 18h”, explica. Vamos estudar um novo ponto e convocar a comunidade através de uma nova audiência pública para implantar em acordo com a comunidade o Ecoponto de Candelária”, explica Aroldo.

A representante da CAERN, Paula Ângela, reconhece as benfeitorias que a instalação do Ecoponto traz, no entanto explica que é necessário que a localização desses coletores seja consultada à CAERN. “Essa disposição de lixo pode levar a contaminação do lençol freático. Precisamos levar em consideração a preservação do meio ambinete. Recomendo que a CAERN tome conhecimento da instalação antes de implantar os Ecopontos”, explica. Outra sugestão é a de agregar ao projeto um programa de educação ambiental. “Pode acontecer das pessoas depositarem lixo orgânico nos contãineres, não podemos confiar somente nos fiscais. É preciso educar ambientalmente a comunidade”, alerta.

Participaram da audiência os vereadores Ney Júnior (DEM), Hermano Morais (PMDB) e Sargento Regina (PDT). O vereador George Câmara (PC do B) enviou ofício justificando ausência.
FONTE:

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Plano de Cargo e Carreira do educador infantil é aprovado na CMN

Os vereadores aprovaram na tarde desta terça-feira (20) o Plano de Carreira e Remuneração do Cargo de Educador Infantil do município do Natal. O Projeto de Lei Complementar, enviado pelo Chefe do Executivo, foi votado em segunda discussão, depois de passar por longo processo de debates.O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Natal, vereador Luis Carlos (PMDB), informou que foi preciso um ano e dois meses para que o plano fosse preparado. "Essa Casa criou um elo, trazendo para as discussões tanto os principais interessados, que são os educadores, como a Secretaria de Educação", afirmou.Luis Carlos explicou ainda que com a aprovação, os educadores terão suas carreiras constituida em definitivo. "Essa lei vai esatabelecer o ordenamento jurídico. A partir de agora, as categorias estão definidas dentro de um plano, o que dá segurança para os professores, que tanto batalham para melhorar a nossa sociedade".Entre os pontos do projeto aprovado nesta tarde, estão a redução da jornada de trabalho dos educadores infantis, extensão para 45 dias de férias para os coordenadores e, principalmente, o direito as promoções.A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Fátima Cardoso, comentou a importância da matéria votada. "Isso é um reflexo da luta dos educadores infantis. Pela demonstração de força que a categoria deu, não há nada mais justo do que essa aprovação. Agora, eles terão direito as promoções verticais e horizontais", ressaltou.Ainda de acordo com Fátima Cardoso, a redução da jornada de trabalho diminuiu em 10 horas a quantidade do serviço prestado por semana. Antes, os educadores trabalhavam 40 horas semanais e agora terão uma jornada de 30 horas. No total, o Sindicato dos Trabalhadores em Eduação estima que 630 professores serão beneficiados com o projeto.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PCCS dos educadores infantis segue para votação

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reuniu nesta quinta-feira (15) mais uma vez para debater o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos educadores infantis do município. O debate partiu da iniciativa do vereador Luis Carlos (PMDB). O PCCS será votado na próxima terça-feira (20).Segundo a presidente do sindicato dos educadores, Fátima Cardoso, das mais de vinte emendas apresentadas somente não houve consenso em uma delas que trata da licença prêmio. “Houve uma negociação das propostas e acredito que a votação será enxuta e significará uma conquista para o sindicato e para os educadores infantis. Chegamos a esta reunião com ganhos significativos”, relata. De acordo com Fátima Cardoso, o conjunto das propostas está consensualizada e a votação servirá apenas para oficializar e registrar o processo.A medida atinge 450 educadores infantis que trabalham nos 57 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Natal. Desde julho de 2009 foi formada uma comissão especial de estudo para implementação do PCCS formada por várias instituições, além da representação dos vereadores Luís Carlos (PMDB) e Edvan Martins (PV). Para o vereador Luis Carlos as discussões anteriores à votação vêm facilitando o trâmite. “Temos um luta a mais de um ano e meio, sendo fruto de discussões ocorrendo um grande avanço. Esta tranqüilidade das negociações certamente refletirá em uma votação sem transtornos”, declara o parlamentar.
fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br/

terça-feira, 30 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

Projeto aprovado na CMN institui Dia Municipal do Professor


A Câmara Municipal do Natal aprovou na tarde desta quarta-feira (17) o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Professor. De autoria do vereador Luis Carlos (PMDB), a proposta determina que a homenagem seja feita todos os dias 15 de outubro. Além disso, todo ano deverá ser realizada uma Sessão Solene na CMN para comemorar a data.

“Com esse projeto, queremos reconhecer o Dia do Professor que já existe, mas, em Natal ainda não é regulamentado. A gente sabe do sacrifício que um professor passa hoje. Mesmo assim, são cidadãos comprometidos e preocupados em formar pessoas de bem”, destacou Luis Carlos.

A iniciativa do vereador foi parabenizada pelo também vereador Júlio Protásio (PSB), que destacou a valorização da carreira do magistério. Além disso, o vereador Hermano Morais (PMDB), que subscreveu o projeto também comentou sobre a aprovação da proposta.

“Para que a educação seja melhor qualificada, o professor precisa ser mais valorizado. E são iniciativas como essa que merecem destaque nesta Casa”, ressaltou Hermano Morais. O Projeto de Lei 328/2009 foi aprovado em segunda discussão e agora segue para sansão junto ao Poder Executivo Municipal.

quinta-feira, 11 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

quarta-feira, 3 de março de 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

sábado, 30 de janeiro de 2010

sábado, 23 de janeiro de 2010

UFRN: Comperve convoca suplentes do Vestibular 2010 a partir de segunda-feira

O candidato deve ficar atento porque o cadastramento só será aceito nos prazos, horários e locais indicados no edital.


A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) convocará suplentes do Vestibular 2010 na próxima segunda-feira (25). As relações dos candidatos classificados serão publicadas nos quadros de aviso da Comperve e do Departamento de Administração Escolar (DAE) e nos sites: www.prograd.ufrn.br e www.comperve.ufrn.br.

Serão realizadas três chamadas, nos dias 25 e 28 de janeiro e 2 de fevereiro, respeitando as condições estabelecidas no edital.

No cadastramento, os convocados deverão apresentar os seguintes documentos: histórico escolar; carteira de identidade; Cadastro de Pessoa Física – CPF; documento que prove estar em dia com as obrigações militares para candidatos do sexo masculino (para os documentos citados acima será necessário cópia legível e autenticada); certidão de quitação eleitoral e procuração particular, se for o caso.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mesa Redonda - TV Câmara


Veja mais na Área de downloads +vídeos:.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

RN em Pauta - TV Câmara


Veja mais na Área de downloads +vídeos:.

Com a Palavra o Vereador

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

sábado, 2 de janeiro de 2010

Lista dos aprovados no vestibular da UFRN sai dia 5 de janeiro

O resultado será divulgado ao meio dia na TVU e na rádio FM universitária.

Os 17.796 vestibulandos aprovados na primeira fase do vestibular UFRN 2010 finalmente saberão se garantiram uma vaga na Universidade Federal do RN. A lista dos aprovados no processo seletivo sai dia 5 de janeiro.O resultado será divulgado ao meio dia na TVU, canal 5 da televisão aberta e 17 da fechada, e na Rádio Universitária. Os nomes dos aprovados também ficarão disponíveis no portal da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) e no ginásio do campus.O vestibular foi aplicado no fim de novembro, nos dias 22, 23 e 24, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Após a divulgação do resultado, a universidade ganhará 6.307 novos estudantes.
Por Melina França

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ministério da Educação reajusta piso salarial dos professores

A lei do piso foi aprovada em 2008 e a categoria é a única no País a ter um salário mínimo próprio.

O piso salarial dos professores da rede pública do Brasil passará de R$ 950 para R$ 1.024,67 em 2010. O reajuste foi anunciado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

A lei do piso foi aprovada em 2008 e a categoria é a única no País a ter um salário mínimo próprio. Em 2009, segundo uma regra de transição, os municípios podiam pagar até dois terços do mínimo fixado. Quando a lei foi aprovada, cerca de 37% dos professores do País recebiam menos do que o piso.

Estudo feito pelo MEC neste semestre mostra que o salário médio de professores do País era de R$ 1.527 em 2008. Uma pesquisa da USP indicou que o professor de ensino fundamental da rede pública recebe, em média, 11% mais do que o da rede privada.

fonte: http://www.nominuto.com/noticias/brasil/ministerio-da-educacao-reajusta-piso-salarial-dos-professores/44428/

domingo, 27 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Orçamento: vereador sugere mudanças em investimentos da Secom

Luís Carlos quer remanejamento de recursos para a Defesa Social; emenda consensual determina 15% dos investimentos para propaganda educativa.



O Orçamento Geral do Município de Natal (OGM) será votado de forma definitiva na terça-feira (22), pela Câmara Municipal. Até o momento, o relator da proposta, vereador Edivan Martins (PV), está analisando as emendas apresentadas pelos demais parlamentares e que serão discutidas pelo plenário. Entre as propostas, duas do vereador Luís Carlos (PMDB) prevêem o remanejamento de recursos da Secretaria de Comunicação.

O parlamentar apresentou proposta de alteração no projeto do Executivo, repassando R$ 600 mil dos recursos previstos para os investimentos da Secom para a Secretaria de Defesa Social. “Uma pasta importante como a Defesa Social tem previstos apenas R$ 300 mil em investimentos, por isso propus que R$ 600 mil dos R$ 13 milhões sejam transferidos da Secom para ela. Acho que não é problema”, afirmou o vereador. No entanto, não há acordo da oposição e situação em torno da emenda. “Vamos discutir em plenário”, explicou.

Outra proposta do parlamentar diz respeito ao destino dos investimentos da Secom. Luís Carlos tinha a intenção de determinar que 30% dos recursos da Secom para propaganda fossem utilizados em divulgação educativa e 10% em propaganda educativa voltada para crianças e adolescentes. O relator, Edivan Martins, sugeriu um meio termo que foi aceito por Luís Carlos.



“Ele (Edivan Martins) me perguntou se poderia retirar as duas emendas e fizesse outra que determinasse investimentos em propaganda educativa de 15% do valor total de investimentos da Secom. Concordei e acho que está razoável”, explicou o vereador.

Remanejamento

Sobre os limites de remanejamento do Executivo, o OGM sugeriu que o teto fosse de 20%, o que não é aceito pela maior parte dos parlamentares. Luís Carlos apresentou uma emenda que prevê o limite para o remanejamento em 5%. “Ainda não recebi a resposta se haverá consenso, ou se rejeitarão a emenda. Vamos esperar”, disse Luís Carlos.

fonte: http://www.nominuto.com/noticias/politica/orcamento-vereador-sugere-mudancas-em-investimentos-da-secom/43917/

Sinte-RN recebe homenagem na CMN


Clique aqui para ver a foto no formato maior
foto: Assessoria de CMN
A Câmara Municipal do Natal homenageou nesta quinta-feira (10) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte. O Sinte-RN, como é conhecido, completou 20 anos de fundação e recebeu as congratulações em Sessão Solene proposta pelo vereador Luis Carlos (PMDB).

Fundado em no dia 2 de setembro de 1989, foi através deste Sindicato que professores e demais funcionários da rede pública de ensino passaram a reivindicar as melhorias trabalhistas de forma mais articulada. Com isso, o vereador Luis Carlos destacou que a partir daí, o Sinte-RN se consolidou como um dos mais importantes e respeitados sindicatos do Estado.

“Ao longo de toda sua história, o Sinte-RN participa ativamente e influencia a vida política do Estado. Prova disso é que antes o cargo de secretário de educação, por exemplo, funcionava como uma ponte para a Assembleia Legislativa. O sindicato tem somado conquistas históricas em favor dos trabalhadores em educação como o Estatuto do Magistério, as eleições diretas para diretores das escolas, e mais recentemente, os Planos de Carreira”, afirmou.

Luis Carlos lembrou ainda que por ser educador conhece de perto a história da categoria. “Como professor, tenho muita honra de presta essa homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Temos muitas dificuldades, mas, se não tivéssemos o Sinte com certeza as adversidades seriam muito maiores”, lembrou.

O certificado em homenagem aos 20 anos do sindicato foi entregue a atual diretora, Fátima Cardoso. “Isso é o começo de um novo momento na história do Sinte. Essa Sessão é o reconhecimento de uma categoria que luta diariamente pelo desenvolvimento da educação do nosso Estado”.

Atualmente, o Sinte-RN é o maior em número de filiados, são mais de 20 mil. A filiação à Central única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) assume um efetivo papel de combate às desigualdades e às injustiças contra a categoria.

Durante a Sessão Solene, o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, jornalista Leilton Lima, subiu à tribuna da Câmara Municipal para agradecer a homenagem e comentar o trabalho da categoria ao longo dos anos.

“O sindicato atua com estratégias de lutas e tem uma historia de vitorias. Mas, o maior disso tudo é o objetivo final que é a educação. Sou filho de professora e acompanhei de casa as dificuldades que tem um professor. Essa é uma profissão extremamente importante. O movimento sindical ajudou a mudar a realidade dos problemas da educação. Mas, ainda há muito o que se conquistar”, avalia.